---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Covid-19: protocolos para tratamento precoce serão implantados no municipio

Publicado em 03/07/2020 às 19:31 - Atualizado em 03/07/2020 às 20:27

A Prefeitura Municipal de São Martinho, em conformidade com a Nota Técnica 01/2020 SES/COSEMS de SC de 24/06/2020, comunica à população que implementará, a partir da próxima semana, protocolos para o tratamento precoce do novo coronavírus. 

 

Após Nota Oficial emitida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM/SC), e Parecer 04/2020 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que reiteraram a proteção e autonomia aos médicos para empregarem o tratamento que julgarem mais adequado; a equipe médica do município criou um modelo de tratamento precoce para os diferentes estágios da doença. 

 

Criado por profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, este modelo visa agir nos primeiros dias de sintomas e impedir a progressão da doença para estágios mais graves e/ou avançados.

 

A partir do uso de medicações amplamente conhecidas pela medicina, diversos profissionais têm obtido resultados positivos, diminuindo número de internações e óbitos.

 

O novo protocolo divide-se em três tipos: 

- Tratamento precoce de pacientes sintomáticos;

- Profilaxia de contactantes diretos de pacientes positivos (COVID-19);

- Profilaxia em profissionais da área da saúde.

 

Cabe ao médico, acompanhado do livre consentimento do paciente, decidir qual dos protocolos e quais medicações devem ser aplicados conforme fase de doença e comorbidades presentes.

 

A medida adotada visa trazer uma alternativa de tratamento e proteção à população em um momento de crescimento do número de casos e risco potencial de contágio.

 

Os kits com as medicações já foram adquiridos pela municipalidade e estão previstas para chegar nos próximos dias.

 

Aqui abaixo é possível acompanhar uma live a respeito das Orientações, Estudos e Protocolos para o Tratamento Precoce da Covid-19.