Saúde alerta a população para os cuidados necessários para evitar a proliferação da dengue

O Município de São Martinho, através da Secretaria de Saúde e Saneamento e Vigilância Epidemiológica, alerta a população para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Transmissor de doenças como dengue, chikunguinya, Zika e a febre amarela urbana, o inseto se reproduz em água parada. Por essa razão, alguns cuidados são de responsabilidade de todos.

A cidade possui três suspeitas de pessoas infectadas pela doença. Exames laboratoriais são aguardados para a confirmação – ou não – dos casos. Não foram encontrados focos do mosquito no município.

Entretanto, com o crescimento de casos positivos no país e no Estado, que inclusive decretou situação de emergência para a doença, é indispensável manter pátios limpos, sem acumulo de lixo e recipientes que possam juntar água da chuva e servir de criadouro para a larva do mosquito.

Além disso, todos devem manter a atenção redobrada para não deixar a caixa d’água aberta, bem como não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e sempre retirar a água acumulada da bandeja externa da geladeira. Outra dica necessária é a troca de água de bebedouros de animais, que deve acontecer pelo menos uma vez por semana.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao sentir alguns dos sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico.