São Martinho é destaque no Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal

A convite da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e dos Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios, o Prefeito Municipal de São Martinho, Robson Jean Back ministrou a palestra: Identidade e Território. Sendo um importante momento para apresentar as potencialidades e o desenvolvimento significativo que o município já alcançou na área turística.

A participação do Prefeito e, também, da Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back, no Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal, demostra o comprometimento e a responsabilidade da administração municipal em promover o município em caráter estadual.

O seminário emerge no momento como um importante evento que congrega a totalidade dos gestores municipais de turismo para debater assuntos pertinentes às políticas públicas de turismo e a troca de experiências referentes à administração pública municipal. Foi voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de turismo, cultura, administração e lazer, diretores e técnicos da área, profissionais do Trade Turístico e estudantes. Além disso, o encontro teve como objetivo debater o papel do turismo como ferramenta propulsora do desenvolvimento.

A conferência de abertura foi sobre Território e Identidade e integrou um painel que percorreu toda a manhã do dia 18, com o tema: Turismo e Comunidade que abordou ainda “Turismo Pedagógico, alternativa para o fortalecimento da identidade local”; “Museus e o Turismo Cultural” e Turismo Criativo”.

O evento, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, em Santo Amaro da Imperatriz/SC, se destacou ainda pela importância do fomento do turismo enquanto atividade propulsora do desenvolvimento, chamando atenção para as ações públicas e privadas, sobretudo no que se refere ao planejamento estratégico participativo em níveis regional, estadual e municipal.

O Prefeito ressaltou que a oportunidade de palestrar neste evento foi muito relevante para o município. “Acredito que para se ter um turismo competitivo é necessário ter atrativos naturais e culturais, serviços de qualidade e infraestrutura, além de se basear em um tripé que envolva: o Poder Público, a Iniciativa Privada e o terceiro setor, com a sociedade engajada” conclui Robson.

A Secretária Municipal, também participou do seminário pois acredita na importância de momentos assim. “O seminário foi muito produtivo, pois foram tratados e debatidos temas de grande importância para fomentar o turismo. Foi oportuno ainda, para a divulgação do município em nível estadual”, enfatizou Angela.

Ambos aproveitaram o espaço para parabenizar a Fecam por proporcionar a reflexão e pela iniciativa do enfoque.