Aspectos Econômicos

Alternativas de lazer e descanso, como pousadas, pesque-pague, restaurantes, são equipamentos turísticos que agregam serviços e produtos diversificados. As opções naturais de lazer como as trilhas ecológicas, conhecimento da história e da cultura da região, tudo isso em contato com a natureza atrai cada vez mais turistas à região sul de Santa Catarina e conseqüentemente ao município de São Martinho, além de garantir um incremento na renda das famílias rurais.

O município tem nos cafés coloniais um dos símbolos tradicionais da região o que tem impulsionado ainda mais a produção de geléias, biscoitos caseiros, bolachas, queijos, schimier (geléia tradicional alemã), tortas, bolos, pães, rosca de polvilho, conserva de frutas, picles e sucos naturais.

Para receber o turista, o município conta com dois locais que servem café colonial, sete restaurantes, sete pousadas, produtos coloniais em todas as comunidades, sendo estes os mais variados e a comida típica alemã que é servida em todos os restaurantes e pousadas.
São Martinho caracteriza-se por estar ligada à agricultura. O comércio vive em função do meio rural, sendo que o turismo rural e o ecológico estão começando a se sobressair.

A contextualização histórica do turismo rural no município foi explanada pela extensionista da EPAGRI Terezinha Baldo Volpato, para quem “o trabalho de turismo rural, teve início no final da década de 80, na comunidade de São Martinho Alto, onde a preocupação fundamental era a preservação e a conservação do meio ambiente. Surgiu a idéia de implantar um parque ecológico, mas, devido aos entraves legais encontrados a idéia não rendeu, contanto o trabalho de preservação ambiental continua até hoje”.

Maria Cristina Kruscinscki Silva Rocha, desde que assumiu a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, em abril de 2004, vem atuando em busca de resgatar a cultura local e desenvolver o turismo de forma sustentada integrando os distritos de São Martinho Alto, Vargem do Cedro e São Luiz.

Silva Rocha diz que São Martinho “é um município que já tem todo um desenvolvimento turístico e que precisa ser mais trabalhado para crescer como município turístico”.
Em São Martinho o turismo rural é considerado uma atividade econômica que tem maior futuro como fator de desenvolvimento, pois desde a sua implantação houve uma melhora na infra-estrutura, desenvolvimento das indústrias oriundas no meio rural, desenvolvimento do lazer e melhoria indireta do setor agrícola, com aumento da renda média das famílias.