Caminhada Rosa conclui ações preventivas de outubro em São Martinho

A 6ª Caminhada Rosa marcou a conclusão das atividades e ações preventivas que a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, de São Martinho realizou neste mês de outubro. A secretária municipal de Saúde e Saneamento, Andréia Steiner Cardoso e toda sua equipe se dedicaram  ao méximo durante todo o mês. Ela e toda a sua equipe planejaram a programação com muito carinho e atenção, pensando sempre em bem atender a todos ao longo do ano. Mas como vem se repetindo há anos, os meses: de outubro e de novembro recebem um planejamento especial da secretaria.

A verdade é que antes e durante o mês do Outubro Rosa, toda a equipe se motiva para promover diversos momentos de reflexão e prevenção contra o câncer. Sabedores da importância da prevenção, os profissionais da saúde de São Martinho não medem esforços para que as pessoas se atenham ao autoexame e aos exames da saúde feminina que as mulheres devem fazer pelo menos uma vez ao ano. “Nós trabalhamos o ano todo com a prevenção e, neste mês de outubro, o foco são as mulheres, pois o câncer de mama ainda aflige a muitas delas”, comenta Andréia.

A programação deste ano se assemelha a dos anos anterior, pelo fato de que é preciso dar continuidade. Como por exemplo, os exames de mamografia. “Se toda mulher fizer rigorosamente sua mamografia acredita-se que os riscos são menores. E, se alguma descobrir sabemos que quanto mais cedo, maiores as chances de cura”, enfatiza a Secretária.

Durante o mês Rosa as mulheres tiveram a sua disposição:  exames e orientações nos postos de atendimento de suas comunidades, palestra motivacional e a Caminhada Rosa, que mesmo em um dia chuvoso contou com a participação de muitas mulheres.

A motivação e as ações preventivas irão continuar, pois os profissionais continuarão à disposição de todos que procurarem as unidades de saúde de São Martinho. “Nossas ações preventivas são diárias e o ano inteiro. Pois, acreditamos que a melhor arma contra qualquer doença é a prevenção”, conclui Andréia.