Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início nesta segunda-feira, 12

Teve início nesta segunda-feira, 12 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe – Influenza/H1N1, que, neste ano, será dividida em três fases. A primeira fase, por orientação do Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas, que terão como público-alvo crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Estes últimos serão vacinados na segunda etapa.

 

Em função da vacinação contra a Covid-19, neste ano os idosos a partir de 60 anos serão imunizados na segunda fase da campanha. A segunda fase terá início no dia 11 de maio e segue até 8 de junho, quando será a vez de vacinar idosos com 60 anos e professores.

 

Já no período de 9 de junho a 9 de julho, poderão ser imunizadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Para receber a dose imunizante o paciente deve procurar o Posto de Saúde Central, munido de Carteira de Vacinação e documento com foto.

 

Imunização contra a Covid-19 deve ser prioridade

 

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra Covid-19 e gripe.