São Martinho já imunizou quase 32% da população contra a Covid-19

O município de São Martinho, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, já imunizou 31,98% da população contra a Covid-19. Esse percentual representa que a cada três cidadãos saomartinheses, ao menos um já recebeu a primeira dose do imunizante. “Estamos vacinando desde o mês de fevereiro e, até agora, percebemos que a aceitação da vacina tem sido excelente. Todos estão atentos às fases de vacinação”, disse a secretária Priscila Berkenbrock.

 

Recentemente, o município concluiu a aplicação no primeiro grupo prioritário: os idosos. O segundo grupo prioritário estão sendo as pessoas com deficiência inscritas ou não no BPC (18 a 59 anos), pessoas com comorbidades (18 a 59 anos) e gestantes e puérperas com comorbidades (18 anos ou mais).

 

Mesmo com o intervalo necessário entre uma dose e outra, o número de pessoas que já receberam a segunda aplicação do imunizante também chama a atenção: 41,47%. “O uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social permanecem indispensáveis mesmo para as pessoas que já receberam as duas doses da vacina. Portanto, pedimos que não relaxem quanto às normas sanitárias. A vacina não impede que a pessoa seja contaminada, ela impede o agravamento da infecção. Os cuidados continuam”, reforça Priscila.

 

Diferente de alguns municípios de Santa Catarina, por enquanto, São Martinho recebe dois tipos de vacina: AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz, e a CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.