São Martinho é homenageada em evento que explora tecnologia e inovação

Nesta quinta-feira, dia 23 de março, São Martinho foi homenageada no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul de Santa Catarina, com o certificado ‘Prefeito Inovador 2023’ e troféu ‘Rede Cidade Digital’. A solenidade foi promovida em Criciúma, com a presença de diversos prefeitos e servidores públicos. 

 

O reconhecimento é uma consequência da adoção do Sistema de Gerenciamento de Processos Eletrônicos pela municipalidade. O mecanismo, disponibilizado pelo CIGA, possibilita a assinatura de documentos de forma digital – com validade jurídica – oferecendo eficiência e racionalização dos gastos públicos, além de reunir rotinas e processos realizados na plataforma, garantindo a segurança dos documentos em eventuais ataques e manobras ofensivas realizadas de forma online.

 

A tecnologia tem sido adotada de forma gradativa. Neste primeiro momento, o sistema inovador foi aplicado em alguns departamentos da Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças. Desta forma, mais de 8.640 documentos já foram homologados digitalmente, perfazendo 9.700 assinaturas. 

 

PREFEITO PALESTRA NO FÓRUM

 

Além da homenagem, São Martinho também foi destaque no palco de apresentações. 

 

O prefeito Robson Jean Back foi um dos convidados para palestrar sobre o tema “A Prefeitura Digital, Soluções Integradas e os Cuidados na Implantação do Sistema de Processos Eletrônicos”. 

 

Na ocasião, o gestor que também é graduado em Ciências da Computação, compartilhou seu conhecimento e experiência com os demais administradores e servidores, ressaltando, inclusive, a enchente registrada na cidade em dezembro do último ano, onde uma parcela considerável dos documentos físicos da Administração foram perdidos. 

 

“Talvez eu seja o único prefeito do país com essa formação. Hoje, tivemos a certeza daquilo que todos nós gestores já desconfiamos: a tecnologia é fundamental e indispensável. Foi uma experiência enriquecedora. Além de falar a todos, também pude ouvir e absorver ideias e iniciativas que fazem a diferença no dia a dia dos municípios”, comentou o administrador, que já presidiu por duas vezes o maior consórcio público de inovação do país, o CIGA. 

 

SOBRE O EVENTO

 

Direcionado sobretudo para pequenos e médios municípios, o Fórum propicia a troca de conhecimentos sobre como planejar e implantar ações que gerem economia, aumento de arrecadação e maior eficiência no serviço público, melhorando a comunicação com os munícipes e promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico.