Chuva intensa: Administração reúne secretários para discutir Plano de Ação

Conforme previsão meteorológica amplamente divulgada pela Defesa Civil Estadual, ocorrências associadas à chuva intensa podem ser registradas no município de São Martinho entre a tarde desta sexta-feira, dia 6, e domingo, dia 8.

A eventual precipitação oriunda de uma baixa pressão pode, inclusive, superar os 200 milímetros de água, em especial, na região Sul de Santa Catarina.

Diante do alerta, o prefeito Robson Jean Back, e o vice-prefeito, Jerry Luiz Steiner, reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 5, secretários municipais, servidores ligados à Assistência Social e Educação e Esportes, e membros do comando das polícias Civil, Militar e Bombeiros, para uma pré-avaliação do cenário e discussão de eventuais ações.

“Com base no histórico das cheias registradas em maio e dezembro do ano passado, agora, temos condições de prever – ao menos uma hora antes – o possível extravasamento do Rio Capivari no centro da cidade. Alertas serão emitidos à população caso a cota seja atingida”, salientou o prefeito Robson.

A orientação oficial é para que os munícipes evitem sair de casa ou procurem abrigo seguro durante o período indicado, uma vez que a condição climática poderá ocasionar alagamentos, enxurradas e inundações.

“Pedimos que todos tenham muita atenção e que fiquem distantes de áreas de encostas devido ao encharcamento do solo. Agentes da Defesa Civil e da Segurança Pública também estarão em estado de alerta. Por prudência, fizemos esta reunião para que em caso de necessidade possamos dar uma atenção mais rápida e proativa a população afetada.”, pondera o gestor municipal.

Eventuais emergências devem ser registradas no telefone da Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).