Estimulando uso de dados abertos, São Martinho se torna a primeira cidade do Brasil a firmar Termo de Cooperação com a FIWARE

São Martinho se tornou a primeira cidade do Brasil a adotar padrões abertos com Termo de Cooperação com a FIWARE, por meio de tecnologia Open Source, para o desenvolvimento de soluções inteligentes. Inicialmente, os projetos estarão voltados para o Turismo e Sistemas de Monitoramento e Alertas à população. Este último, sendo coordenado em nível regional pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

A parceria inédita foi celebrada nesta terça-feira, dia 25 de junho, durante a realização do 4º Summit Cidades, em Florianópolis, com a FIWARE, uma organização europeia sem fins lucrativos que já impulsionou e incentivou a adoção desta tecnologia em mais de 350 cidades em todo o mundo. O acordo foi intermediado pelo Consórcio de Inovação para Administração Pública no Brasil (CIGA).

“Mais uma vez São Martinho estará na vanguarda quando o assunto é tecnologia e inovação. Dois projetos já estão em desenvolvimento para nossa cidade e região. Um deles voltado ao Turismo, que deve auxiliar os milhares de visitantes que nosso município e região recebem todos os meses, além de impulsionar a economia local e regional. Enquanto a segunda plataforma vai monitorar a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, permitindo que consigamos, capitaneado pela Amurel e pelo Comitê da Bacia estabelecer ações emergenciais com antecedência. Ambas baseadas na tecnologia “Data Spaces”, usando interoperabilidade e inteligência artificial. Precisamos evoluir para transformar dados em informações. Precisamos usar a tecnologia ao nosso favor, em favor da sociedade”, esclarece o prefeito Robson Jean Back.

A parceria estratégica – e inédita no país – ainda permitirá que São Martinho mostre o seu potencial para o desenvolvimento sustentável para todo o mundo, por meio da rede global do FIWARE Innovation Hub, um ecossistema de compartilhamento e colaboração de conhecimento.