Comitiva de São Martinho participa da abertura do Projeto Rondon em Laguna

A abertura das atividades do Projeto Rondon aconteceu nesta quarta-feira (12), no Cine Teatro Mussi, em Laguna, com a presença de autoridades e dos representantes dos municípios que serão atendidos pela 13ª operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER), entre 12 a 22 de julho, em municípios das agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Braço do Norte, Laguna, Tubarão e Criciúma.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, vice-prefeito, Jerry Luiz Steiner, secretária de Assistência Social, Priscila Berkenbrock Círico, secretária de Educação e Esportes, Raquel F. de Souza Lehmkuhl, chefe de gabinete, Jaime Eyng e a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back. Também estavam  presentes na cerimônia de abertura, do Ministério da Defesa,  coordenador nacional do Projeto Rondon, Brigadeiro Augusto César Amaral e o coordenador estadual do Projeto Rondon, Alfredo Balduíno.

Em São Martinho, o projeto inicia nesta quinta-feira (13), às 7h30min, com a abertura na Prefeitura Municipal para a comunidade e servidores. Após várias atividades serão realizadas nas escolas e em outros espaços do município.

Numa parceria com a prefeitura municipal de São Martinho e a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o projeto Rondon  visa várias atividades de intercâmbio com os estudantes universitários desta instituição de ensino, visando o desenvolvimento regional.

Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

O nome da 13ª Operação do Núcleo da Udesc – Caminhos do Sul contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.