Projeto Rondon inicia em São Martinho

A abertura das atividades do Projeto Rondon aconteceu nesta quinta-feira (13), em frente à Prefeitura Municipal de São Martinho, numa solenidade para dar boas vindas aos rondonistas e à UDESC- que está à frente do projeto da 13ª operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER), entre 13 a 22 de julho, em diversas atividades ligadas ás áreas: meio ambiente, trabalho, saúde, cultura, educação, direitos humanos e justiça; comunicação, tecnologia e produção. Estas atividades serão realizadas em vários pontos da cidade, como: as escolas, centro de convivência, postos de saúde, praças, Pavilhão do Produto Colonial será palco do Cine Rondon.

Numa parceria com a Prefeitura Municipal de São Martinho e a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o projeto Rondon visa várias atividades de intercâmbio com os estudantes universitários desta instituição de ensino, visando o desenvolvimento regional.

Para o prefeito municipal de São Martinho, Robson Jean Back, é uma grande oportunidade de troca de experiências e conhecimentos, entre os integradores do projeto e a população – “Com certeza renderá bons frutos, e que, todos sintam-se em casa. Toda a população está convidada a participar do projeto. As atividades são gratuitas,” destaca.

Até 22 de julho, as comunidades atendidas receberão oficinas das oito áreas da extensão universitária nacional: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

“O poder público fez esta parceria com a Universidade para trazer até o município acadêmicos de diversas áreas, para fortalecer o conhecimento e a troca de informações com a população. Principal legado será a motivar e valorizar o cidadão no local onde vive. Nosso desafio – enquanto poder público – será continuar e manter as ações iniciadas pelo projeto,” propõe a secretária de Assistência Social, Priscila Berkenbrock Círico.

O nome da 13ª Operação do Núcleo da Udesc – Caminhos do Sul contextualiza a colonização do Sul do Estado, seus diferentes caminhos (tropeiro, ferroviário e rodoviário) e sua importância para o escoamento de inúmeros produtos, além de trazer reflexões sobre os caminhos do conhecimento proporcionados pela extensão universitária.

Prefeitura Municipal de São Martinho

Contato: