Festival de Cerveja Artesanal atraiu três mil pessoas em São Martinho
O pavilhão do Produto Colonial ficou lotado no último sábado (29) no 1º Festival de Cerveja Artesanal. Os apreciadores de cerveja puderam degustar vários estilos de cervejas produzidas na região, onde teve a participação de sete cervejarias dos municípios de São Bonifácio, Orleans, Laguna, Imbituba, Tubarão e São Martinho. Os organizadores confirmam a presença de três mil pessoas que circularam durante todo o vento.
“Ao todo temos uma estimativa de R$ 60 mil reais de negócios gerados durante o festival. A intenção é criar a Rota Cervejeira, no Sul do Estado e fazer um festival em cada município que compõe esta rota,’ destaca- Renan Honorato Fernandes.
O organizador do evento, o engenheiro agrônomo, Renan Honorato Fernandes afirma que o principal objetivo do Festival de Cerveja Artesanal – que foi mostrar ao público as cervejas que estão sendo produzidas na região, foi alcançando e o público saiu satisfeito pela qualidade dos produtos apresentados.
Foram consumidos 1,5 mil litros de chope. A praça de alimentação foi outro ponto alto e muito procurada pelos participantes do evento, com as comidas de boteco sendo as mais requisitas, vendidas em porções, o que agradou o público.
“O principal objetivo do Festival de Cerveja Artesanal foi atingido – fomentar a cultura cervejeira e incentivar o público a conhecer e entender a importância de se consumir e apreciar produtos regionais – de alta qualidade e valor agregado. O evento tornou as marcas de cervejas mais conhecidas.
No Festival sete cervejarias participaram: Berg Bräu, Gold Schaum, Urutau, Big Jack, Cambirela, Boni Facius, Laguna Craft Beer.
O proprietário da Cerveja Cambirela , Maurício Prätzel Ellwanger disse – “ que foi um grande evento , principalmente para divulgar as cervejarias que estão iniciando no mercado, que aqui também produzimos cerveja de qualidade.”
A música também combinou com o alto astral do festival, com rock and roll, jazz e blues,que ficou a cargo do DJ Felipe Teixeira, Lemuzik e André Cowboy.
Para a secretária de Turismo e Cultura de São Martinho, Angela Sehnem Back – este Festival da Cerveja Artesanal – foi um marco para o município e para as cervejarias da região .
“O Festival da Cerveja Artesanal superou as expectativas e movimentou a economia . Recebemos visitantes de Tubarão, Imbituba, Laguna, Florianópolis, Braço do Norte, Armazém, Gravatal, São Bonifácio. A região abraçou o Festival da Cerveja Artesanal e ficamos muito satisfeitos. Quero agradecer todos os funcionários da Prefeitura Municipal que não mediram esforços para a organização. ,” avalia a secretária.
O evento foi promovido pela Cervejaria Berg Bräu, com apoio da Prefeitura Municipal de São Martinho e Epagri.