Programa Respirando Saúde abre inscrições para uma nova turma em agosto

Viver com saúde e sem cigarro! A Secretaria Municipal de Saúde está realizando campanha para tratamento a fumantes que desejam parar de fumar, com o programa – Respirando Saúde. Uma luta constante contra o tabagismo, e que o poder público pode estar auxiliando as pessoas com dependência psicológica do consumo de tabaco/cigarro. Estão abertas inscrições para o próximo grupo que terá inicio a partir da segunda quinzena de agosto. Os interessados podem fazer a sua inscrição no Nasf ou na Secretaria Municipal de Saúde.

“É necessário que o fumante queira parar de usar o cigarro, no grupo receberá auxilio médico, tratamento em grupo terapêutico, a construção do apoio do próprio grupo, terá a sua disposição as estratégias de orientação no Ministério da Saúde, todo o apoio para que possa chegar a seu objetivo final que é a desistência do uso do cigarro”, destaca Andreia Steiner Cardoso- secretária de Saúde.

Os grupos antitabagismo são formados por no mínimo 10 pessoas, sendo que todo integrante passa por uma avaliação médica, onde sua historia tabagista é avaliada.

A secretária Municipal de Saúde  Andreia Steiner Cardoso está satisfeita com os resultados obtidos, onde os participantes que não largaram o vício, reduziram em até 60%o consumo. E a tendência é cada vez mais orientar os participantes deste programa a abandonar de vez o cigarro.

“O grupo é muito importante, foi aqui que consegui apoio para parar de fumar,” avalia uma das integrantes do grupo antitabagismo, Nilza Heinzen Marques.

A Prefeitura Municipal de São Martinho dispõe de medicação específica, adesivos, gomas de mascar, atendimento médico, farmacêutico, atendimentos psicoterapêuticos com a psicóloga coordenadora do programa. Os grupos acontecem normalmente no período noturno no Nasf.