Reunião discutiu normas de segurança, higiene e manipulação de alimentos na Festa do Produto Colonial

Um dos pontos altos da Festa do Produto Colonial é o almoço típico, com uma enorme variedade que agradará o paladar dos visitantes. Além da praça da alimentação como complemento, onde estará toda a gastronomia típica do evento à disposição do público.

Na festa, os turistas e visitantes  poderão encontrar dentro da praça de alimentação: batata recheada, peixe frito, cachorro quente típico alemão e tradicional, pizzas, crepes, salgados, tortas e doces, hamburger gourmet, espetinhos.

Além do almoço típico colonial, com Gemüse, galinha caipira ensopada, carne bovina, suína, salame,risotos, maionese, salpicão,  aipim, macarrão, salada  e sopa.

Mas, para instruir as pessoas que estarão na parte da gastronomia foi realizado uma reunião nesta segunda-feira(23), na prefeitura municipal, com a secretária de Turismo e Cultura, Angela Sehenm Back, com a funcionária e da comissão da organização, Maria Crystina Rocha e fiscal da vigilância sanitária, Álvaro Wagner Marinho da Costa para passar os procedimentos operacionais padronizados; além das normas de segurança, higiene e manipulação de alimentos.

“Queremos alertar e passar alguns cuidados básicos com a manipulação de alimentos. Toda manipulação de alimentos requer cuidados básicos para garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde dos consumidores. Quem produz, coleta, transporta, recebe, prepara e distribui o alimento é considerado manipulador de alimentos. As fases de pré-preparo, preparo, manutenção e distribuição exigem cuidados por parte do manipulador,” destacou o fiscal da vigilância.

Normas de segurança, higiene e manipulação de alimentos dentro da Festa do Produto Colonial

1.Manipulador – usar toca, boné ou redezinha de cor clara;

Manter roupa, aventais ou guarda-pó sempre limpos;

Manter unhas curtas e limpas, sem esmalte ou base;

Não usar adornos(brincos, anéis, pulseiras) e roupas com botões para que não caiam sobre os alimentos.

É terminantemente proibido fumar dentro do box e principalmente na área de manipulação.

2. Produtos: Os alimentos que serão preparados durante o evento, terão que estar dentro da validade e conservação adequada conforme constar na rotulagem.

3. Box:  Manter dentro do box, somente as pessoas que estiverem envolvidas nos trabalhos.

-Cada box deverá ter o seu lixeiro com sacos de lixo sendo trocados sempre que necessário.