A 24ª Festa do Produto Colonial supera as expectativas e recebe 30 mil visitantes

O pequeno município de São Martinho, no Sul do Estado, encerrou o calendário oficial das Festas de Outubro. A mais tradicional Festa Alemã do Sul de Santa Catarina, a 24ª Festa do Produto Colonial recebeu cerca de 30 mil pessoas nos três dias do evento, de sábado a domingo (27 a 29), no Parque do Pavilhão do Produto Colonial, no centro da cidade. Os três dias foram de muita animação, música chope e gastronomia, que caiu no gosto dos turistas, que vieram de várias partes do Estado.

Nos três dias quem compareceu a Festa do Produto Colonial pode apreciar os campeonatos típicos, danças folclóricas o desfile de rua (domingo) a gastronomia no parque de alimentação e muito chope.

A abertura do evento teve a presença de autoridades como o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o deputado federal Jorginho Mello, o suplente de deputado federal, Edinho Bez, deputados estaduais, Manoel Motta, José Nei Ascari, e prefeitos de vários municípios.

O vice-governador afirmou em seu discurso: – “O município de São Martinho recebe 18 mil turistas mensais por causa do turismo rural, de aventura e religioso, e também cultural com a tradicional Festa do Produto Colonial, que já está em sua 24ª edição. Um evento que reúne as famílias e preserva a cultura alemã, tradicional da região, ofertando produtos que são vendidos Estado a fora. Um orgulho estar aqui, não só prestigiando a festa, mas desfrutando da alegria desse povo trabalhador e hospitaleiro.”.

O evento é um resgate das tradições herdadas dos imigrantes, tornando-se uma espécie de homenagem às culturas e etnias que colonizaram o município, além de valorizar os produtos coloniais feitos pelos produtores locais, destacando-se a qualidade com que são produzidos.

Cerca de doze produtores rurais comercializaram nos três dias: pães, cucas, geleias, biscoitos, cachaças, queijos, defumados, conservas, artesanato, chocolates, e bebidas artesanais, com destaque para a cachaça, bitter e licor.

“O objetivo de preservar e cultivar a tradição alemã, valorizando e divulgando os produtos dos nossos agricultores foi alcançado. O evento foi uma grande vitrine para os produtores, que tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos diretamente,” afirma a secretária, Angela Sehnem Back.

O evento teve organização da Prefeitura Municipal de São Martinho, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e conta com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

“O Turismo Rural é uma alternativa para seu lazer que estamos valorizando, num contato direto com a natureza e uma variedade de opções como Turismo Gastronômico, de Aventura, Religioso, de Hospedagem e Cultural. Nossa economia tem na agricultura 51% das suas riquezas, sendo que 18% já estão ligados à atividade turística. A Festa do Produto Colonial é um investimento da Prefeitura Municipal no sentido de potencializar ainda mais a divulgação de nossos produtos e colocar São Martinho num dos caminhos turísticos mais procurados do Sul do Estado”, aponta o prefeito municipal Robson Jean Back.

Os concursos típicos também foram uma das atrações da festa como o Oma’s Kuchen (Cuca da Vovó) que elegeu a melhor cuca entre sete competidoras, além da tradicional competição de serrador.