Defesa Civil e engenheiros fazem vistoria técnica na Central Hidrelétrica do Capivari

Uma visita técnica foi realizada na Pequena Central Hidrelétrica do Capivari, em São Martinho, na última terça-feira (31), por uma equipe da Defesa Civil composta e coordenada pelo Sargento Anderson Martins – coordenador regional da Defesa Civil, Álvaro Wagner- coordenador da Defesa Civil de São Martinho, Júlio Pozza – coordenador da Defesa Civil de São Ludgero, e representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito, Jerry Luiz Steiner e o Engenheiro Civil, João Roberto Smania Catânio.

O motivo dessa visita foram as reclamações e dúvidas de moradores da localidade de Alto São Martinho com relação a possíveis problemas na estrutura da Usina.

A equipe foi recepcionada pelo Engenheiro Fábio Dick responsável pelo funcionamento da Usina geradora de energia. Que relatou o seguinte:

– Sobre a movimentação dos caminhões de concreto, no projeto estava prevista a execução de uma estrutura em concreto armado no interior do túnel de desvio (por onde passa a vazão sanitária/ecológica), denominada tamponamento ou rolha.

Este tamponamento/rolha se faz necessário para realizar o fechamento final do túnel utilizado para desvio do Rio, bem como para instalação de dispositivos que serão responsáveis pela manutenção da vazão sanitária/ecológica afim de se atender as exigências ambientais. Tais estruturas, posteriormente serão utilizadas também para geração complementar de energia. Os trabalhos atuais foram concluídos em 24/10 e serão retomados assim que possível, por questões de cura de concreto e climáticas.

– Sobre a questão da diminuição da vazão do rio no trecho ensecado compreendido entre a barragem e a Casa de Força, esclareço que desde o enchimento do reservatório a vazão remanescente (denominada vazão sanitária ou ecológica) encontrava-se na faixa de 4m3/s, sendo acima do exigido pelos órgão ambientais que é de 2,4m3/s. Agora com o andamento da execução das estruturas de controle e tamponamento, ela esta se aproximando à realidade e ao que é exigido pelo órgão ambiental, e claro temos uma influência muito grande pela diminuição de água proveniente de outros afluentes do rio(rio são joão e rio Sete), devido a seca enfrentada na região que é de conhecimento de todos.

Após a vistoria e dúvidas tiradas – ficou constando pelos técnicos- de que não havia problemas estruturais que poderiam gerar preocupações à população.

“Vistoriamos a Central Hidrelétrica e recebemos todos os dados dos engenheiros responsáveis e da Defesa Civil. Segundo os responsáveis técnicos a estrutura não está danificada. Queremos deixar a população tranquila, já que a estrutura não possui problemas, como garantiram os técnicos e engenheiros”,  garante o vice-prefeito, Jerry Luiz Steiner.