São Martinho lançará livro de receitas típicas dos imigrantes

Resgatar as receitas dos imigrantes que colonizaram o município de São Martinho é o objetivo do projeto que iniciou na semana passada de Resgate da Culinária Típica de São Martinho/SC. A primeira etapa foi uma pesquisa de receitas tradicionais da culinária local, com realização de um curso com 20 mulheres que produziram 15 receitas típicas, de resgate do início da colonização.

“Muitas mulheres presente neste curso refizeram as receitas das suas bisavós e tataravós. Estão presentes cozinheiras e confeiteiras das comunidades de São Martinho, que produziram  receitas, que foram produzidas e serão publicadas num livro para ser lançado em outubro,” afirmou a secretária de Assistência Social e Habitação,Priscila Berkenbrock Círico de Alvarenga.

A segunda etapa deste projeto será a apresentação e distribuição do livro com todo este resgate em outubro, durante a 25ª Festa do Produto Colonial no Festival Gastronômico. Serão comercializados os produtos destas receitas, exposição dos pratos e degustação.

O prefeito de São Martinho, Robson Jean Back e o vice-prefeito, Jerry Steiner foram conhecer o projeto e apoiá-las, nesta que pode ser mais uma contribuição de emprego e renda destas famílias, com a comercialização dos produtos.

“Além de valorizar nossa cultura é um resgate das tradições, o lançamento deste Livro Resgate da Culinária Típica de São Martinho será uma das diversas atrações da 25ª Festa do Produto Colonial,” anuncia o prefeito Robson Jean Back.

Este projeto tem apoio da Prefeitura de São Martinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Epagri.