Audiências Públicas do Plano Diretor Participativo iniciou nas comunidades

Para desenvolver uma política de desenvolvimento e expansão urbana e rural no município de São Martinho, a Prefeitura municipal está convocando a população para participar das audiências públicas que discutirá o Plano Diretor Participativo, que serão realizadas nas comunidades rurais e no centro. Delas serão apontadas o levantamento de deficiências ou potencialidades pela população local: A cidade que queremos!

Aspectos ambientais, econômicos, infraestrutura urbana, uso do solo, ocupação do território, infraestrutura, social/lazer, turismo, aspectos institucionais são os itens discutidos pela população.

“Destas audiências públicas teremos o diagnóstico da realidade com a leitura da comunidade para construirmos o plano diretor do município de São Martinho, depois deste processo vira Lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito municipal”, destaca a arquiteta Vivian Mendes da Casa de Sapé, responsável pela coordenação de desenvolvimento do Plano.

Por isso, fique atento na data destes encontros. Sua participação é importante. O início das audiências Públicas será sempre às 19h30.

A primeira delas foi nesta terça-feira(24), na Sociedade Esportiva e Recreativa 25 de Julho (RIO GABIROBA), onde estavam presentes a população das comunidades de Rio Gabiroba; Baixo Rio Gabiroba; Alto Rio Gabiroba e Canudos.

Nesta quinta-feira(26), é a vez da comunidade de Vargem de Cedro , tendo por local o Salão Familiar Rural, para toda a  comunidade de Vargem do Cedro.

Programação:

3 – Dia 31/07/2018 (terça-feira), no Clube Verde Mar (RIO SÃO JOÃO), convidando as comunidades de Rio São João; Alto Rio São João e Barra do Rio Sete.

4 – Dia 02/08/2018 (quinta-feira), no Clube Sertanejo (ALTO RIO SETE), convidando as comunidades de Rio Areia; Alto Rio Sete e Rio Sete.

5 – Dia 15/08/2018 (quarta-feira), na Sociedade Beira Rio (bairro CENTRO), convidando as comunidades de Bom Jesus; Sernandim, Sertão São Luiz; Capivaras; São Martinho Alto e São João do Capivari.

Para o prefeito em exercício de São Martinho, Jerry Luiz Steiner – “O objetivo das audiências é formular estratégias e diretrizes, levantando problemas, soluções e potenciais do município para planejar e melhorar o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades rurais. É uma demanda que o Ministério Público tem nos cobrado e esta Administração entende que devemos deixar este legado para o município”.

O que é Plano Diretor?

Segundo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor, deve ser elaborado através de um processo democrático e participativo, devendo ser discutido e revisado pela Câmara Municipal de Vereadores, que vai definir qual é a melhor função social de cada área do município, assegurando o atendimento das necessidades sociais, culturais, ambientais e econômicas, visando garantir à qualidade de vida e o interesse coletivo dos cidadãos.