Secretaria de Turismo e Cultura participa de oficina de capacitação museológica

Para ampliar os conhecimentos, informações e ideias para o Museu do Colonizador, que funcionará no Centro de Atendimento ao Turista, a Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back e a turismóloga e funcionária da Prefeitura de São Martinho, Maria Crystina Kruscinscki Silva Rocha estão participando da Oficina do Programa de Capacitação Museológica.

Esta capacitação é coordenada pelo Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Museu de Zoologia e a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, na UNESC- Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina em Criciúma, neste terça (14) e quarta (15).

A oficina aborda o Plano Museológico na Legislação Brasileira; conceitos de planejamento estratégico e gestão dos museus; elaboração de plano museológico; caracterização, planejamento conceitual, diagnósticos e objetivos estratégicos; elaboração dos programas; de projetos, monitoramento e revisão do Plano Museológico.

“Está sendo muito produtiva esta oficina. Nós estamos buscando oportunidades de conhecimento para auxiliar na preparação e organização do Museu do Colonizador que será implantado no Centro de Atendimento ao Turista”, destaca a Secretária de Turismo e Cultura. Os temas estão sendo abordados pelo chefe de Divisão de Normatização do Departamento de Processos Museais do Ibram, Newton Fabiano Soares – graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).