São Martinho divulga a 25ª Festa do Produto Colonial em São Pedro de Alcântara

A Oktobertanz, de São Pedro de Alcântara aconteceu neste fim de semana e a Realeza da Festa juntamente com o Prefeito Municipal de São Martinho, Robson Jean Back e a  Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back estiveram na cidade divulgando a 25ª Festa do Produto Colonial, que São Martinho realizará de 19 a 21 de outubro deste ano.

Para os representantes saomartinhenses é uma grande satisfação em participar do desfile e das comemorações do dia. O Prefeito Municipal, Robson Jean Back acredita nesta unificação de manifestações culturais. “Nossas cidades têm muita coisa em comum, na verdade da região do Sul do Estado tem suas particularidades, mas em comum temos todos a alegria de festejar a cultura dos imigrantes que colonizaram nossas terras”, conclui. A Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back também expressou seu entusiasmo: “Admiro muito o empenho de todos em promover a cultura, incentivar o turismo e fortalecer nossa região. Parabéns aos organizadores pela belíssima receptividade da cidade para com os visitantes.”, afirmou.

A festa – A 16ª Oktobertanz é realizada em São Pedro de Alcantará desde 2002 e a cada edição conquista mais visitantes. Este ano aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro e antecede os 190 anos de Imigração Alemã em Santa Catarina. Este evento abre a temporada das Oktoberfestas no Estado, recebendo as principais festas germânicas de Santa Catarina e, em especial, as festas dos municípios da Grande Florianópolis.

O enfoque – chamar a atenção para um aspecto que vem desaparecendo nas festas de origem germânica, a cultura musical e as danças folclóricas, como se o público não gostasse dos tradicionais ritmos das bandinhas e do folclore, o que certamente não é verdade. Todas as festas deveriam preservar a sua identidade musical, certamente o seu ritmo atrai o público par o qual ela foi criada e especialmente a dança germânica que é tão rica e diversificada.

Curiosidade – No ano de 2008, durante as festividades da Oktobertanz o Sr. Harold Heinrich Letzow embaixador da Oktoberfest de Blumenau e criador da Oktobertanz, concedeu o título “OKTOBERTANZ” ao município de São Pedro de Alcântara no ato representado pelo Prefeito Ernei José Stähelin.