São Martinho lança logomarca

O lançamento oficial da logomarca do município aconteceu no dia 19 de outubro, no Pavilhão do Produto Colonial, durante a abertura da 25ª Festa do Produto Colonial – a mais tradicional festa alemã do sul do Estado de Santa Catarina. Contou com a participação do Prefeito Municipal de São Martinho, Robson Jean Back, do Vice-prefeito Jerry Luiz Steiner e de sua esposa, Silvana da Cunha Cardoso Steiner, a Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back e demais Secretários Municipais, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e demais Vereadores e Vereadoras, além de várias outras autoridades e do trade turístico do município.

Mas, por que São Martinho pensou em desenvolver uma logomarca própria e moderna?

Uma logomarca consolida ideias e sintetiza potenciais. O Município de São Martinho passará a ter um símbolo, uma logomarca para representá-lo. É o marco de um novo momento, em busca de fomentar o desenvolvimento local.

Este passo em busca do desenvolvimento econômico do município motiva o prefeito Robson. “O município conquista seu espaço dia a dia, mas diante de tamanho potencial, precisa alçar voos mais altos. A logomarca é um progresso significativo, e que com certeza ampliará nossos horizontes”, afirma.

A Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Angela Sehnem Back, também acredita no fortalecimento do setor e afirma que a logomarca representa a identidade da cidade, com o objetivo de valorizar e preservar os traços culturais do município. “Será o estreitamento de laços com a população, resgatando seu orgulho pela cidade, além de representar a cultura, história e tradição de nosso povo”, conclui.

Alemã por Natureza – O potencial turístico de São Martinho ganha uma nova ferramenta para ultrapassar os limites da cidade. É preciso deixar marcas e apresentar o que São Martinho tem de melhor: belezas naturais, cultura germânica, religiosidade, artesanato, produtos coloniais, culinária típica, hospitalidade, dentre outras. Enfim, promover ações que possam refletir positivamente no resgate e na preservação das manifestações culturais em todo o município.

Construção da marca – A logomarca foi criada como forma de fomentar o turismo e de motivar a ampliação do fluxo turístico através de uma nova identidade do município de São Martinho. A criação da logomarca nasceu com a proposta de unir tradição e modernidade, turismo e carisma, seriedade e descontração.

O objetivo é criar uma marca empática e moderna, de fácil absorção, que tivesse comunicação simples e direta com o público.

A conexão com a cidade é direta, uma vez que a nova marca utiliza as cores, elementos gráficos e uma linguagem visual que transita dentro do universo do município.

As características – A suavidade do traço, a leve semelhança com a forma do brasão, o vermelho intenso, diversos sentidos que reunidos sintetizam a paixão por este pedacinho da Alemanha chamado: São Martinho.

Elementos da marca – A mensagem principal é o ponto de comunicação, o que irá nortear toda a linguagem e aquilo que se quer falar ao público. Para isso, palavras que orbitam o universo de São Martinho, como tradição, empatia, história, paixão e liderança, foram fundamentais para a criação gráfica da logomarca. Essa relação de paixão e identificação com o município de São Martinho foi repassado através de elementos gráficos à logomarca, que teve a iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura em parceria com o trade turístico de São Martinho.