Cidade Empreendedora: São Martinho adere ao programa que visa o desenvolvimento dos municípios

O município de São Martinho passará a aplicar a metodologia do programa Cidade Empreendedora. Criado pelo Sebrae/SC, o projeto visa transformar a realidade de cidades catarinenses através de iniciativas em prol do desenvolvimento. Além disto, o Sebrae/SC, como um organismo de apoio para pequenos empreendedores, tem o objetivo de criar um ambiente favorável aos pequenos negócios. Desta forma, propõe o desafio da parceria aos municípios para alavancar suas respectivas economias.

O programa foi criado para o desenvolvimento do município como um todo, oferecendo desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes e oportunidades para a abertura de novos negócios. Trata-se de um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura. No caso de São Martinho, a cidade aderiu à versão “Essencial” do projeto.

Os atores do desenvolvimento são o prefeito, secretários e outros agentes do Poder Público junto aos cidadãos. Nos últimos anos, segundo o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, o município tem conquistado destaque no setor de Turismo, principalmente por meio do Turismo Rural e do Religioso, recebendo em torno de 18 mil turistas por mês, durante o ano todo. Além disto, a agricultura familiar também é bastante forte e corresponde a cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.

“O empreendedorismo já é uma característica do nosso município, tanto por pessoas que procuram São Martinho para investir, como a própria população. A parceria com o Sebrae, através do programa Cidade Empreendedora, é vista com grande expectativa. Um dos desafios é fazer com que a nossa agricultura familiar, o nosso pequeno produtor realmente possa se envolver com isso, produzir com valor agregado e aproveitar essa clientela de 18 mil pessoas que passam pelo município todos os meses”, declara Robson.

Ele afirma, inclusive, que isto deve potencializar a renda dos agricultores familiares, aumentar a qualidade de vida e emprego em São Martinho e até mesmo colaborar na economia e o desenvolvimento da região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

A exemplo da cidade de Tubarão, a qual, em 2017, já implantou o Cidade Empreendedora e suas soluções, São Martinho também terá diversas atividades ao longo dos próximos meses para alavancar o seu desenvolvimento. A analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo, reforça que “a prefeitura deve trabalhar diretamente para os pequenos empreendedores, principalmente pequenos agricultores, já que a agricultura familiar é bastante forte no município. É muito importante criar um ambiente favorável para as empresas, com a devida capacitação e orientação, isso faz com que o município se desenvolva”.

O lançamento oficial do programa Cidade Empreendedora para o município de São Martinho será no dia 21 deste mês. O evento será aberto à comunidade, sendo realizado no Salão Beira-Rio no centro da cidade, com inicio as 19:30h, incluindo a abertura da Sala do Empreendedor.