Cidade Empreendedora: projeto do Sebrae é lançado em São Martinho

Proporcionar o devido suporte aos pequenos empreendedores já existentes em São Martinho e aos que ainda surgirão, alavancar a agricultura familiar, criar um ambiente favorável para os negócios, desburocratizar. Estes são apenas alguns dos objetivos do programa Cidade Empreendedora, idealizado pelo Sebrae e lançado oficialmente no município, na noite dessa terça-feira, dia 21, no Salão Beira Rio, no Centro.

O evento contou com a presença de representantes do Sebrae/SC, autoridades políticas e empreendedores da cidade. O coordenador regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Emanoel Gelosa, recordou que, na década de 90, o Sebrae já atuou junto a São Martinho para melhorar a questão do turismo no município. Naquela época, segundo ele, não existiam atrativos aos turistas, nem locais de hospedagem. Porém, diversas ações foram implantadas e, hoje, a cidade recebe mais de 18 mil visitantes a cada mês.

“Lembro que a preocupação, na década de 90, era que o município estava diminuindo em população, pois os jovens iam estudar em outras cidades e não voltavam, faltava oportunidades. Com muito trabalho, mudamos essa realidade e, hoje, o município é referência em turismo. Agora, nosso foco é o desenvolvimento, principalmente ligado aos pequenos empreendedores. Vamos trabalhar duro novamente para desenvolver a economia do município, o que acabará alavancando o desenvolvimento da região como um todo”, pontuou Gelosa.

O programa Cidade Empreendedora oferece desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes, além de oportunidades para a abertura de novos negócios. Trata-se de um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura. No caso de São Martinho, a cidade aderiu à versão “Essencial” do projeto e os trabalhos serão realizados ao longo de 2019 e 2020 junto ao prefeito, secretários, outros agentes do Poder Público e cidadãos.

De acordo com o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, a expectativa é a melhor possível para as ações do Cidade Empreendedora, tendo em vista os resultados positivos adquiridos por meio de experiências anteriores com o Sebrae/SC. Ele acredita que, a partir destas ações, como mudanças na gestão e técnicas de empreendedorismo, os pequenos empreendedores poderão agregar valor às suas marcas, aos seus produtos e oferecer ainda mais qualidade ao que é apresentado para quem visita o município.

“O nosso entusiasmo é para que todos ganhem com esse processo. Quando digo todos, é fazer com que toda a cadeia produtiva, principalmente relacionada à agricultura familiar, também o comércio local, possa aproveitar para alavancar seus negócios com a vinda desses 18 mil turistas que nos visitam mensalmente, que são clientes em potencial”, destacou Back.

Lançamento da Sala do Empreendedor

Na oportunidade também foi realizado o lançamento e abertura da Sala do Empreendedor, localizada junto ao Centro de Atendimento ao Turista, no Centro. A Sala do Empreendedor conta com uma agente de Desenvolvimento Local, técnicos do Sebrae/SC e está preparada para atender os empreendedores do município.

Nela serão disponibilizados diversos serviços, tais como: informações para abertura de empresas, formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs), emissões de alvarás, certidões e diversas Guias, cursos, capacitações, consultorias, entre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

Texto e fotos: Vanessa Amando | NBCom