26ª Festa do Produto Colonial é oficialmente aberta

Ontem, 25, o município de São Martinho deu início a mais uma edição da Festa do Produto Colonial. A festa tradicional alemã já está na sua 26ª edição e, como de costume, sempre com muito chope, muita música, dança, competições e gastronomia típica.

O pavilhão de eventos da cidade, localizado na região central, abriu às portas para o público às 19h30. Um pouco mais tarde, aconteceu a abertura oficial da festa com a apresentação das realezas e a chegada do Bier Jeep com os mascotes da festa “Fritz e Frida”.

Durante o discurso de abertura, o prefeito de São Martinho Robson Jean Back, destacou a importância de cultivar a cultura germânica da cidade e agradeceu os envolvidos na organização.

Entre as autoridades que estiveram presentes, a vice-governadora do Estado de Santa Catarina Daniela Reinerh, disse participar da Festa do Produto Colonial pela primeira vez. Contudo, afirmou que “preservar a cultura local é preservar a própria história”, e isso, segundo a própria, “São Martinho faz com excelência”, declarou minutos antes de realizar a sangria do primeiro barril de chope da festa ao lado do prefeito da cidade Robson Jean Back.

O Deputado Estadual Volnei Weber também participou da cerimônia de abertura, além do ex-deputado Edinho bez, prefeitos, vereadores e secretários da cidade e também da região.

Neste sábado, 26, as festividades não param. Logo pela manhã, às 10h, será aberto o parque de festa do Produto Colonial; ao meio-dia, um delicioso almoço típico alemão será servido no pavilhão gastronômico; depois do descanso, às 13h30 a festança continua com a 5ª mostra de danças folclóricas alemãs.

Às 15h será realizada a tão esperada corrida Gutes Rennen (corrida do bem) e, às 16h, será a vez do 2º Festival Gastronômico. No mesmo horário também será lançado o livro “Resgate da Culinária Típica de São Martinho”.

Concursos culturais e shows vão terminar o dia de sábado da festa.