Fluss Haus conquista primeiro lugar no Prêmio Beto Carrero de Excelência em Turismo de Santa Catarina

A Fluss Haus, empreendimento gastronômico de São Martinho, conquistou a primeira colocação do Prêmio Beto Carrero de Excelência em Turismo na categoria Empreendimento Destaque do Estado de Santa Catarina, durante uma solenidade nesta quarta-feira (18), em Penha. A premiação é promovida pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), e tem como finalidade homenagear e reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística no estado.

Os finalistas foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), a partir das indicações feitas pelas Instâncias de Governança Regional (IGRs) do turismo catarinense. Posteriormente, por votação popular online, foram definidos os vencedores de cada categoria. A Fluss Haus conseguiu 27,24% dos votos, ficando na primeira posição entre os 12 finalistas. No ano passado o empreendimento também recebeu destaque, e ficou entre os quatro primeiros colocados da categoria. A premiação acontece desde o ano de 2008.

A Fluss Haus existe há 23 anos e, pelo menos 150 famílias dependem direta ou indiretamente dos empregos gerados pela empresa. O administrador da Fluss, Leandro Kechinske Cardoso, garante que “Todo trabalho com amor, carinho e dedicação em algum momento é reconhecido”, afirma ao falar sobre o título recebido. “Nada é feito sozinho. Gratidão a toda Família Fluss Haus por fazer parte desta conquista”, continua.

A Secretária de Turismo e Cultura de São Martinho, Ângela Sehnem Back e o prefeito Robson Jean Back prestigiaram a premiação junto com os proprietários.

Produção de bolachas

Além do tão conhecido café colonial com mais de 100 pratos oferecidos pela Fluss Haus, o local também produz uma enorme quantidade de bolachas artesanais. Distribuídas para vários estados do Brasil, a fábrica do espaço chega a produzir cerca de 500kg de bolachas por dia. Em períodos de Natal e Páscoa a produção pode atingir 1.000kg diários.

Capital Catarinense das Bolachas Artesanais

Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, um Projeto de Lei de autoria do Deputado Marcius Machado (PL), que institui a cidade de São Martinho como a Capital Catarinense das Bolachas Artesanais.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que “A tradição das bolachas artesanais decoradas é antiga em Santa Catarina, principalmente nas cidades com forte presença de imigrantes alemães como é o caso de São Martinho.