Programa Cidade Empreendedora é sucesso em São Martinho

O Programa Cidade Empreendedora, em São Martinho, teve início no ano passado. De lá para cá, várias ações foram realizadas no município. No mês de maio, por exemplo, uma intensa divulgação da implantação do programa foi disseminada na cidade.

 

Dezenas de consultorias individuais foram prestadas em uma unidade móvel, que eram agendadas através da rede social Facebook. Entre as áreas atendidas, tiveram consultorias de planejamento, marketing e financeiro.

 

No entanto, o programa ofereceu ainda mais para os empreendedores de São Martinho. Além das consultorias, também foram ministradas oficinas. A primeira ocorreu assim que a sala foi inaugurada, em 23 de maio, onde a consultora Patrícia Michalski, falou do tema “Como expandir seus negócios”.

 

A segunda oficina realizada aconteceu em agosto, aberta para todos os interessados, com o tema “Como agir de maneira empreendedora”. E, em outubro, uma terceira oficina foi discutida no Centro de atendimento ao Turista, com o tema “Como administrar um pequeno negócio”, ministrado pelo consultor do Sebrae Rafael Andrade. Pelo menos 52 pessoas participaram dos encontros.

 

Em junho foi promovida uma reunião com parceiros da Sala do Empreendedor, onde culminou num acordo entre a sala e a Casa do Micro Crédito, que resultou na visita de uma colaboradora da Casa todas as quintas-feiras na cidade.  Além de visitas em rádios da região, a representante da Sala do Empreendedor, Maria Crystina Kruscinscki Silva Rocha também promoveram ações diversas, como a campanha “Regulariza MEI”, em novembro. Também tiveram ações com o Programa Negócio Certo Rural, um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais.

 

No ano de 2019, também foi feito um levantamento dos agricultores de São Martinho. Outros projetos também foram elaborados, como o Crescendo e Aprendendo e o Crescendo e Empreendendo, direcionado para os jovens.

 

Em números, foram 108 registros; 46 atendimentos de pessoa física; 17 jurídica e seis novos Micro Empreendedores Individuais.