Município anuncia medidas preventivas ao coronavírus

O Prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, no uso de suas atribuições, comunica através do Decreto 3.724 que as aulas da rede Municipal de Ensino, estão suspensas pelos próximos 30 dias. A decisão tem como objetivo impedir a proliferação do vírus Covid-19, o coronavírus.

“Essa não é uma decisão fácil, porém necessária, é uma decisão que impacta diretamente na saúde das pessoas. Esse vírus já faz parte da realidade de nossa região, com grandes chances de chegar ao nosso município. Para que não tenha o agravamento, como em outros países, precisamos colaborar com medidas preventivas. Precisamos prezar pela nossa saúde, intensificar os cuidados e evitar aglomerações. Que tenhamos força, discernimento e sabedoria neste momento!”, argumenta o prefeito Robson Jean Back.

Todas as atividades com aglomeração de pessoas estão suspensas. Os estabelecimentos comerciais, além de reforçar medidas de higienização, também devem oferecer álcool em gel 70% para os clientes, colocando-os em local visível.

A Secretaria de Saúde municipal salienta que está preparada para agir em eventuais situações. “Não há motivos para pânico, e sim para cuidados. É recomendado que os pacientes que se encaixam no grupo de risco, tais como, idosos, doentes crônicos: diabéticos e hipertensos e pacientes com baixa imunidade, permaneçam em suas casas evitando assim contato com aglomerados de pessoas. É essencial que tenhamos o cuidado ao tossir, usando o cotovelo como proteção; evitar contato físico também é importante; manter as mãos higienizadas e evitar coloca-las na região do rosto para prevenir a contaminação”, recomenta Ivo Oliveira de Jesus, responsável pela pasta.

Telefones para contato das unidades de saúde do município:

Secretaria Municipal de Saúde: 48 3645-6114 / 3645-6128

Vigilância Epidemiológica: 48 3645-6043

Posto de Saúde Central: 48 3645-6100

Veja como ficam os eventos em São Martinho

Evento: Campeonato de Futsal Masculino

Data prevista: 22/03/2020

Situação: Adiado, sem nova data definida

Evento: 4ª edição da Osterdorf

Data prevista: 1 a 5 de abril