Decreto Estadual determina fechamento de comércio local

Durante coletiva à imprensa na terça-feira, 17, o governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado, em razão da pandemia do Covid-19. O anuncio foi feito pelo governador Carlos Moisés da Silva.

No documento, o governador determina que sejam suspensos todos os eventos – independente da promoção e do número de pessoas – por 30 dias. Ainda, o comércio deverá fechar as portas por no mínimo uma semana, como medida de prevenção ao coronavírus. Novas entradas em hotéis e pousadas também estão proibidas.

Visando o cumprimento da ordem Estadual, o 8ª Batalhão de Polícia Militar, iniciou na manhã desta quarta-feira, 18, uma operação de fiscalização na Amurel. No primeiro momento, os estabelecimentos que permanecerem abertos serão notificados, no entanto, aqueles que persistirem, serão autuados com multa e também processo administrativo.

“O desenvolvimento do contágio no resto do mundo ocorreu de forma muito rápida depois do contágio comunitário, quando a doença se multiplica rapidamente. Por isso foram necessárias essas medidas”, pontua o governador Carlos Moisés.

Em São Martinho, o prefeito Robson Jean Back, prontamente atendeu ao decreto expedido pelo Governo e, cancelou as aulas da rede pública e particular de ensino. Seguindo a determinação do Governo do Estado estará também com atendimento externo reduzido no âmbito do Poder Executivo municipal, funcionando apenas com os serviços públicos essenciais, as atividades finalísticas.

“Essa não é uma decisão fácil, porém necessária, é uma decisão que impacta diretamente na saúde das pessoas. Esse vírus já faz parte da realidade de nossa região, com grandes chances de chegar ao nosso município. Para que não tenha o agravamento, como em outros países, precisamos colaborar com medidas preventivas. Precisamos prezar pela nossa saúde, intensificar os cuidados e evitar aglomerações. Que tenhamos força, discernimento e sabedoria neste momento!”, pontua o gestor municipal.