São Martinho tem dois casos do novo coronavírus confirmados
O primeiro caso de COVID-19, em São Martinho, foi confirmado no início da tarde desta quarta-feira, 29, pelo Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen. Trata-se de um paciente de 62 anos que também é portador de doença respiratória crônica, mas passa bem e está em isolamento domiciliar. Ele apresentou os primeiros sintomas há sete dias, quando procurou o Hospital São José e passou a ser monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
Já o segundo caso confirmado da doença foi constatado pelos profissionais da saúde no meio da tarde, quando realizavam as testagens rápidas. Um homem de 43 anos teve resultado positivo para o novo coronavírus, no entanto, ele já está recuperado. O paciente ficou em isolamento domiciliar, cumprindo quarentena, desde que apresentou os sintomas no dia 19 de março.
A confirmação do vírus na cidade reforça os cuidados que todos devem ter ao sair de casa, sempre higienizando as mãos com álcool 70%, fazendo o uso de máscaras e mantendo o distanciamento social.
“O vírus não é uma brincadeira. Infelizmente ainda não temos vacina para combater essa doença. A única coisa que podemos fazer nesse momento é respeitar as determinações médicas. Eu reforço o pedido: quem puder, fique em casa”, argumenta o Secretário de Saúde Ivo Oliveira de Jesus.
Testes rápidos
O município de São Martinho já iniciou os testes rápidos, na tarde desta 4ª feira, junto a equipe de saúde do município e do Hospital São José, para auxiliar na detecção do coronavírus. Neste primeiro momento, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde, os testes são indicados apenas para os profissionais da Saúde e da Segurança, conforme Nota Tecnica Conjunta , e pacientes que estejam monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
Quadro Epidemiológico
O município segue com três pacientes em monitoramento e outros 20 descartados. Entretanto, os dois casos suspeitos apontados no dia de ontem (28), testaram positivo nesta quarta-feira. Um foi diagnosticado pelo Lacen e outro através de teste rápido. É importante seguir as recomendações das autoridades de saúde. Quem puder, #FiqueEmCasa.