Covid-19: assintomáticos serão testados para mapear o comportamento do vírus na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de São Martinho vai, a partir desta semana, sortear famílias – aleatoriamente – para realizar o teste rápido para Covid-19. O objetivo da testagem é conferir como o vírus está se comportando no município.

Todas as famílias estarão participando dos sorteios automaticamente, visto que os números contemplados serão os mesmos do Cartão da Família e microárea. É importante ressaltar que as famílias beneficiadas vão ser contatadas pelas agentes de saúde e, se houver pessoas do grupo de risco, esses serão priorizados no agendamento.

“Serão sete semanas de sorteios, esperamos testar muita gente. Claro, de um dia para o outro os números de confirmados pode subir consideravelmente, mas isso não significa que estamos sem o controle, mas sim que estamos testando. O teste rápido detecta anticorpos e não o vírus. Mas é importante lembrar que o vírus existe e ele mata. Todos devemos ter consciência, e se possível, ficar em casa. Quem não conseguir, pelo menos obedeça as medidas de segurança das autoridades de saúde”, comenta o secretário Ivo Oliveira de Jesus.

As gestantes que fazem acompanhamento em São Martinho poderão fazer o exame, independentemente do sorteio, porém, mediante requisição médica de uma profissional do município. O teste desse grupo só pode ser realizado no último trimestre de gestação.

Além dos já citados, a Secretária continuará efetuando a testagem dos pacientes enquadrados nos critérios de periculosidade, como os sintomáticos e os que tiveram contato direto com um infectado. Entretanto, em razão do teste detectar somente anticorpos e não o vírus, nesses casos os pacientes só poderão fazer o exame após o oitavo dia do início dos sintomas.

Testes rápidos

A Prefeitura Municipal de São Martinho adquiriu 220 testes rápidos e o Poder Legislativo auxiliou com mais 40 testes, para realizar a testagem em massa da Covid-19 na cidade. Ao todo, R$ 25.090,00 foram investidos de forma direta no combate ao novo coronavírus.

“Os números estão subindo cada dia mais em toda a região da Amurel. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo. Não medimos esforços para adquirir esses testes, pois entendemos que essa avaliação é necessária para eventuais medidas restritivas e, claro, proteção da nossa gente”, afirma o prefeito Robson Jean Back

Casos confirmados

A cidade de São Martinho tem seis pacientes positivados para Covid-19; desses, quatro já estão recuperados. Os demais estão em isolamento domiciliar. O número de casos suspeitos, isto é, que apresentam um quadro gripal com características da doença, está em nove. Já o total de pacientes monitorados, com características amenas, está em seis. Todos sendo acompanhados pela vigilância Epidemiológica Municipal.