Primeiro óbito por coronavírus é confirmado em SM e medidas são tomadas

O município de São Martinho registrou hoje, o primeiro óbito de paciente positivado para a Covid-19. A vítima, de 58 anos, fazia parte do chamado grupo de risco; pois tinha diagnóstico de doença crônica pulmonar e hipertensão. Ele procurou o hospital São José no dia 28 de junho, após mais de 10 dias com sintomas de tosse e falta de ar. No dia seguinte, foi transferido para o Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, mas faleceu durante a madrugada desta quarta-feira (01).

 

É importante esclarecer que, familiares da vítima integram o quadro de servidores da Prefeitura Municipal e, por essa razão, foram testados e positivados para o novo coronavírus na última segunda-feira (29). Sendo assim, imediatamente, foram afastados de suas funções e orientados pela Vigilância Epidemiológica.

 

Com os riscos de contaminação, a Administração suspendeu todos os trabalhos internos, bem como os atendimentos presenciais na Sede da Prefeitura e também na sede das Secretarias de Infraestrutura e Agricultura (garagem municipal), liberando seus servidores, para que a sanitização fosse realizada em todos os ambientes.

 

Ao mesmo tempo em que uma empresa terceirizada desinfetava os prédios públicos, uma força tarefa entre a Secretaria de Saúde e Saneamento e Vigilância Epidemiológica Municipal, testava – em massa – os trabalhadores públicos municipais para Covid-19.

 

A testagem dos servidores foi extremamente necessária, visto que muitos tiveram resultado positivo para o vírus e, poderiam contaminar outras pessoas. Desta forma, todos eles foram afastados – temporariamente. Eles vão ficar em isolamento domiciliar até alta médica.

 

Diante do elevado número de casos confirmados do vírus no município, muitos deles, como já mencionado, de agentes públicos, o prefeito Robson Jean Back, no uso de suas atribuições, manterá os atendimentos e atividades presenciais nas sedes já citadas, suspensos até o dia 05 de julho.

 

Nesta quarta-feira, 01, a cidade fechou o dia com 10 casos suspeitos, 47 em monitoramento, 35 pacientes positivados para Covid-19 e um óbito. Desde o início da pandemia 65 notificações já foram descartadas e seis pessoas se recuperaram da doença.