89,37% dos alunos matriculados na rede municipal de São Martinho devem retornar às salas de aula em 2021

Com o retorno às aulas presenciais neste ano de 2021, os alunos vão precisar enfrentar novos desafios. Em virtude da pandemia de Covid-19, regras sanitárias deverão ser seguidas à risca por todos. O distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos serão alguns deles.

Por essa razão, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, estabeleceu que o retorno presencial às atividades escolares será opcional. Os alunos que não forem às escolas, continuarão com o ensino à distancia (EAD) como ocorreu em 2020. O ano letivo para os alunos da rede pública municipal de São Martinho está previsto para o dia 18 de fevereiro.

Com objetivo de preparar os locais de ensino para o ano letivo – escolas e plataforma digital – a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de São Martinho realizou uma pesquisa online com os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal, para saber se eles vão ou não mandar seus filhos às escolas.

De acordo com o resultado total, que engloba o ensino não obrigatório (0 a 3 anos), educação infantil (4 a 6 anos) e séries iniciais (1º ao 5º ano), 89,37 dos pais afirmaram que os filhos vão sim frequentar às salas de aula em 2021, e apenas 10,63% não foram favoráveis ao retorno do ensino presencial.

Educação Infantil – (0 a 3 anos)

Foram coletadas 53 respostas. A maioria dos alunos vão estudar no Centro de Educação Infantil Walt Disney (77,4%) e os demais no Pré-escolar Tio Patinhas (22,6%). De todas as crianças, 94,3% não possuem qualquer comormidade. O percentual de retorno presencial às atividades escolares nessa faixa etária – que não contempla o ensino obrigatório – é de 77,4%.

Educação Infantil – (4 a 6 anos)

Esses alunos são divididos em quatro instituições de ensino: Centro de Educação Infantil Walt Disney (72,3%), Pré-escolar Tio Patinhas (7%), Pré-escolar Branca de Neve (11,5%) e Pré-escolar Pequeno Príncipe (9,2%). Das 130 respostas enviadas, 98,5% das crianças não possuem comorbidades, sejam elas doenças crônicas, diabetes, hipertensão, asma, doença pulmonar ou respiratória. Nesse grupo, 87,7% dos alunos devem retornar ao ensino presencial em fevereiro.

Ensino Fundamental – (1º ao 5º ano)

Apenas um aluno matriculado em série inicial do ensino fundamental não deve comparecer à sala de aula no ano de 2021. Segundo o levantamento, 98,9% dos entrevistados são favoráveis ao retorno presencial dos alunos às instituições escolares. Ao todo, 90 respostas foram recolhidas. Esses alunos são divididos em duas escolas: Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha (87,8%) e Escola de Ensino Fundamental Rio São João (12,2%). 97,8% desses alunos não possuem comorbidades.