Confira um resumo de como será o retorno às aulas em São Martinho

O ano letivo – com aulas presenciais e não presenciais – está previsto para ocorrer no dia 18 de fevereiro na rede municipal de ensino de São Martinho. Para tal, o município, através da Secretaria de Educação e Esportes, estabeleceu protocolos sanitários para evitar a disseminação e o contágio do novo coronavírus no ambiente escolar, garantindo um retorno às aulas seguro e eficiente, bem como eficaz aos alunos que optarem pelo ensino remoto.

No ensino infantil, por exemplo, os alunos serão atendidos somente em um período: matutino ou vespertino. Já as crianças pertencentes ao grupo de risco serão atendidas de forma virtual, assim como aquelas em que os pais optarem pelo tipo de aprendizado.

Quanto ao ensino fundamental, os estudantes também poderão optar pelo ensino remoto ou presencial. Os que escolherem a modalidade presencial – se necessário – terão aulas alternadas. A estratégia dependerá das diretrizes estabelecidas no Plano de Contingência. Da mesma forma, alunos com doenças pré-existentes não poderão retornar ao ensino presencial.

Em ambas as séries de ensino – infantil ou fundamental – os alunos que vão frequentar as salas de aula deverão fazer o uso de máscara em qualquer condição, seja no ambiente escolar ou no trajeto de casa até a escola. A orientação é que todos levem sua própria garrafa d’água, visto que os bebedouros estarão desativados. Além da máscara de uso, uma reserva deve ser armazenada na mochila para eventual necessidade. É importante que os pais e/ou responsáveis destaquem que o utensílio é de uso pessoal e não pode ser compartilhado.

Os profissionais responsáveis pelo transporte escolar foram treinados e orientados a aferir a temperatura de cada aluno antes de entrar no veículo. Esse processo será repetido ao chegar na escola. Crianças com temperaturas acima dos 37,8º não serão autorizadas a participar do ensino presencial. Ao chegar na escola, o aluno deverá seguir para a sala de aula e aguardar o início do ensino no seu lugar, evitando o contato físico e aglomerações.

Entre outras ações preventivas, na entrada da Unidade Escolar haverá um tapete sanitizante para a higienização dos calçados, além de álcool em gel. Quanto as práticas esportivas, serão evitadas todas aquelas que exijam o contato físico.