Parceria com iniciativa privada traz clima de Páscoa para São Martinho

A prefeitura de São Martinho, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realizou na última semana a montagem da decoração e ação itinerante de Páscoa. As ações foram custeadas através de patrocinio com empresas privadas e buscaram valorizar a matéria-prima e mão de obra local, tão importantes para a economia do município. A parceria se estendeu a Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Secretaria de Educação e Esportes, com a ação itinerante da Kombi de Páscoa, que promete levar um pouco de magia às escolas, famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela Assistência Social, APAE e comunidades do município.

“O momento é delicado, mas não poderíamos deixar passar em branco. Para São Martinho é mais do que uma data comemorativa e comercial, é cultural e faz parte da nossa tradição. Principalmente no momento que vivemos, isso ajuda a trazer um pouco de magia em meio a todo esse caos, em especial às crianças”, afirma a Secretária de Turismo e Cultura, Patricia Hellmann.

O prefeito Robson Jean Back reforçou a importância das ações: “Nossos munícipes merecem, São Martinho merece. Nossa gestão sempre se preocupou com a manutenção e embelezamento da cidade. Isso é tradição, que começa nas casas de cada família de São Martinho e cabe a nós estender essas ações pela cidade e prezar pela manutenção da mesma nas datas festivas”.

A decoração na sede se divide em ilhas, cada uma delas viabilizada através de parcerias com as empresas: PCH Capivari, Fluss Haus, Kleiner Schein, Madeireira Santa Albertina e Heinzen Artesanatos. O projeto foi produzido em madeira de pinus tratada e a produção das peças ficou por conta do artesão Rodrigo Heinzen, da comunidade de Vargem do Cedro. O projeto foi criado e executado em parceria com a Haesco Arquitetura e com produção de Jéssica A. Mafra, ambos parceiros de Blumenau.

“Aproveitamos para agradecer nossos parceiros e patrocinadores que acreditaram no projeto, sem eles nada disso seria possível. Mesmo num momento difícil, eles acreditaram, investiram e incentivaram. E o agradecimento se estende também a todas as pessoas e empresas que nos ajudaram das mais diversas formas possíveis, nosso muito obrigada!” completa Patricia.

A ação itinerante com a Kombi de Páscoa foi uma parceria entre as Secretarias de Turismo e Cultura, Assistência Social e Educação e Esportes e tem por objetivo levar um pouco de magia de forma segura e divertida aos munícipes. O evento da Osterdorf não acontecerá por conta da pandemia e as secretarias pensaram numa ação que fosse viável e segura para o momento. A partir do dia 22 a Kombi de Páscoa passará nas escolas da rede municipal, estadual, APAE, famílias assistidas pela assistência social e nas comunidades, com uma mensagem de Páscoa e uma lembrança para as crianças. As ações serão coordenadas e o cronograma respeitará todos os protocolos de segurança.

“Através desta ação serão entregues os kits de Páscoa a todas as crianças e adolescentes atendidas no serviço de convivência, com o objetivo de dar continuidade às atividades propostas pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social”, disse a secretaria de Assistência Social e Habitação, Cristiane Steiner Heinzen Hemkemeier.

No momento, a prefeitura pede que as pessoas prestigiem a decoração e ações sempre de forma segura e consciente, obedecendo os decretos. “Fizemos tudo com muito carinho para trazer um pouco de cor para nossos dias. Estamos estruturando projetos que visam a retomada econômica do turismo pós pandemia. No momento precisamos respeitar os decretos e trabalhar com segurança dentro dos protocolos, mas há muito a ser feito e acreditamos que muito em breve poderemos colocar mais projetos em execução”, finaliza a secretária Patricia.