Turismo em São Martinho: Inspirar para Reinventar

A Secretaria de Turismo e Cultura de São Martinho realizou nas últimas semanas, diversas viagens técnicas e de trabalho em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Entre agendas com secretarias de turismo, entidades e parceiros privados, laços com os destinos turísticos consolidados foram estreitados, buscando inspiração e boas práticas que possam ser implantadas no município.

Em Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil, a secretária de Turismo e Cultura Patrícia Hellmann, participou da Festuris Connection e missão técnica com a equipe do Sebrae/SC ao Roteiro Raízes Coloniais, na zona rural da cidade. A agenda na Serra Gaúcha também contemplou reunião com a secretária de Turismo de Gramado e presidente da Gramado Tur, Rosa Helena Volk, com o presidente do SindTur Hortênsia, Mauro Salles e o vice-prefeito Luia Barbacovi.

“A valorização do turismo regional é uma das tendências identificadas no comportamento do turista pós-covid e Gramado figura como um dos destinos mais buscados para 2021. Todos conhecem o centro de Gramado, mas a região rural também é muito rica e tem se desenvolvido bastante com o turismo. Foi uma grata e proveitosa troca de experiências. Temos intenção de realizar uma missão com trade local para lá, faz muito sentido para São Martinho” afirma Patrícia.

Já em Blumenau, a secretária Patrícia e a turismóloga Maria Crystina, foram recebidas pelo secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, além do Diretor Geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Gunther. “A pauta da conversa teve como foco eventos e entender o planejamento da secretaria quanto a agenda de eventos 2021 da cidade”, completa Patrícia. Em Pomerode, foram recebidas pelo presidente da AVIP, Associação Visite Pomerode, Manfredo Zmazek, e pela assessora da entidade, Rejane Goede. “Pomerode é inspiração para nós. Existem muitas semelhanças culturais, gastronômicas, bem como proporcionais entre as cidades”, disse a secretária de São Martinho.

Em Florianópolis, as pautas foram com parceiros privados, uma delas na VOE Ideias – maior agência de marketing de experiência do sul do Brasil. Lá, as representantes de São Martinho foram recebidas por Amanda Felipe Reitenbach, Sommerlier de Cervejas, CEO Science of Beer Institute e jurada dos mais renomados concursos do mundo. “Minha experiência na iniciativa privada, turismo e eventos proporcionou uma ampla rede de contatos. Nosso intuito é estender essas parcerias para São Martinho, com eventos, turismo e cultura”, exclamou Patrícia.

“Ainda no início do ano, estive visitando o trade local, para me apresentar e trocar informações e atualização de demandas e necessidades. Infelizmente com a piora da pandemia, os encontros ficaram suspensos. Mas nossa ideia é retomar nas próximas 2 semanas as visitas, com os devidos cuidados. Precisamos nos inspirar, para nos reinventar e esse é o momento de planejar”, conclui Hellmann.