Município ganha destaque Nacional através do Ministério da Economia ao adotar assinatura eletrônica digital gratuita
São Martinho está entre as primeiras cinco cidades do país, juntamente com João Pessoa/PB, Luzerna/SC, Capinzal/SC e Fraiburgo/SC, que poderão utilizar a assinatura eletrônica gratuita do gov.br em seus serviços digitais, em interações do poder público com os cidadãos e empresas. A medida contribui para a racionalização dos gastos, além de propiciar agilidade e praticidade para o cidadão, visto que tem validade jurídica e dispensa o reconhecimento de firma. A novidade é notícia destaque na página oficial do Ministério da Economia na internet.
Essa integração com a assinatura da plataforma do Governo Federal foi regulamentada para uso no sistema eletrônico e-Ciga, por meio do consórcio CIGA, entidade pública voltada a ofertar soluções em informática para municípios.
“Costumo dizer que nossa gestão sempre procura inovar para melhor atender a população. Foi assim quando adotamos o programa Cidade Empreendedora junto ao Sebrae/SC, onde em pouco tempo obtivemos excelentes resultados e hoje podemos ver nosso município sendo referência do projeto a nível estadual; e, muito em breve, todos poderemos usufruir de mais essa inovação: a assinatura eletrônica gratuita. Além de economizarmos recursos que eram destinados a compra de papel e custos de impressão, vamos também trazer maior celeridade aos processos da Gestão Pública, oportunizando praticidade e economia para o bolso de todos. É gratificante ver os resultados que iniciamos em nossa passagem como presidente do CIGA, quando iniciamos com Brasília a discussão da tramitação de documentação eletrônica, trazendo excelentes notícias e resultados aos municípios brasileiros. Com a autorização da Ministério, já a partir da próxima semana, estaremos no CIGA para alinhavarmos a execução do serviço no município. Em breve, a funcionalidade estará disponível para toda a população, em um sistema altamente seguro, prático e ágil”, destaca o prefeito Robson Jean Back, que foi presidente do consórcio CIGA entre 2019 e 2020, e atualmente permanece como secretário daquele que é o maior consórcio público de Tecnologia da Informação do país.