Formação Continuada: professores e merendeiras recebem capacitação

Os professores da rede pública municipal de ensino de São Martinho passaram por formação continuada neste mês de julho. Primeiro, foram os profissionais da educação infantil, que tiveram como tema de ensino o “Planejamento das experiências educativas e o currículo e a intencionalidade pedagógica”. Posteriormente, foi a vez dos professores do ensino fundamental, com o tema “Planejamento: o que aprender? Para que aprender? Como ensinar e como promover redes de aprendizagem colaborativa?”. Além das capacitações, os educadores também puderam assistir a palestra “Estratégias para uma ação pedagógica eficiente”.

“Proporcionamos essa formação com objetivo de contribuir com o aprimoramento profissional dos professores, identificando as ações docentes que favoreçam o desenvolvimento do planejamento pedagógico e que estimule nossos alunos no processo de aprendizagem e desenvolvimento”, destacou Raquel Feller, Secretária de Educação e Esportes.

A formação das docentes foi conduzida pelas professoras Clesia da Silva Mendes Zapelini, que é graduada em Pedagogia, Letras e possui mestrado e doutorado em Ciências da Linguagem; e Rosandra Schlickmann Sachetti Hubbe, que é graduada em Letras, com especialização em Linguística aplicada ao ensino de línguas e com mestrado em Ciências da Linguagem.

“Sabendo que o planejamento é indispensável para o sucesso de qualquer prática dentro da escola, pensamos em trazer alguém que passasse para o grupo a importância de gerir o tempo e as ações dentro da sala de aula com um olhar diferente do nosso. A intenção foi fazer com que a escola construa propostas mais dinâmicas de modo que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa”, reforçou a Coordenadora de Ensino Karoline Helena Rocha da Rosa Defrein.

Capacitação para as merendeiras

As merendeiras da rede de ensino do município também receberam capacitação. Foram dois os encontros que trataram sobre as boas práticas para a manipulação de alimentos e, também conhecimento das normativas existentes no Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

O primeiro encontro foi virtual, oferecido pela Epagri, onde as profissionais puderam relembrar o modo correto de manipulação de alimentos, evitando a contaminação e desperdício da comida.

Já no segundo encontro, coordenado pela nutricionista Luciana da Rosa Selhorst, as profissionais tiveram reforço no aprendizado anterior e foram ensinadas sobre as regras que compõem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, elas também foram orientadas sobre os modos corretos para evitar a infecção pelo novo coronavírus.