Infraestrutura: pontes de madeira serão substituídas por estruturas de concreto

Em breve, quatro pontes de madeira do município de São Martinho serão substituídas por kits de transposição, fabricados em concreto resistente, cedidos pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Para isso, a Administração Municipal deverá construir as cabeceiras para a instalação das estruturas. A expectativa é que sejam investidos pelo município R$ 180 mil nesta fase. Todas as passagens terão pista dupla.

“Continuamos firmes em um de nossos propósitos de darmos mais segurança as nossas pontes e consequentemente a nossa população e visitantes. A conquista destas pontes deu-se pela dedicação de nossa equipe da Defesa Civil e Planejamento e nossa articulação junto a Defesa Civil Regional e Estadual, após as chuvas ocorridas em junho de 2021, que afetou várias pontes, deixando famílias isoladas, especialmente ao longo do Rio Capivaras e seus afluentes”, disse o prefeito Robson Jean Back.

As pontes serão instaladas nos respectivos locais e dimensões:

· Rod. Municipal Alberto Eyng (Canto dos Back) – 15,00m x 6,25m;

· Rod. Municipal Pe. Eduardo Knopp (próximo a Pousada Hellmann) – 15,00m x 6,25m;

· Rod. Municipal SMO-424 (Entrada Recanto da Natureza) – 15,00m x 6,25m;

· Rod. Municipal SMO-424 (Após Recanto da Natureza) – 13,00m x 6,25m;

Os Termos de Compromisso foram assinados nesta semana, com a presença do prefeito Robson Jean Back, o vice Jerry Luiz Steiner, o Coordenador Municipal da Defesa Civil Álvaro Wagner Marinho da Costa, o Coordenador Regional da Defesa Civil Rodrigo Bonaldo Rafael e o auxiliar da Coordenadoria Regional Joaci da Silva Castro.

“Agradeço o empenho da equipe, a Defesa Civil Estadual e todos os envolvidos neste processo. Agora, daremos início aos trâmites para confecção dos projetos das cabeceiras, geometrias de pistas e licenças das mesmas.”, concluiu o gestor.

O Município terá até 180 dias para iniciar a instalação das mesmas, tempo destinado a confecção dos projetos, licenças ambientais e procedimentos licitatórios.

Chuva intensa causa prejuízos às comunidades de São Martinho

Em junho, São Martinho registrou um acumulado de chuva de 75,6mm em apenas 24 horas, o que gerou uma cheia no Rio Capivari, que afetou várias pontes do município, deixando, inclusive, comunidades isoladas.

À época, o prefeito Robson Jean Back esteve reunido com o Chefe da Defesa Civil no Estado, David Busarello, e com o Deputado Estadual Volnei Weber (MDB), em Florianópolis, onde detalhou os prejuízos ocasionados pela chuva na cidade. Diante dos fatos, ficou acordado que uma equipe da Defesa Civil Estadual visitaria São Martinho para conferir quais pontes poderiam ser beneficiadas com algum programa do Governo do Estado.