São Martinho realiza Etapa Municipal do CONAE

A Secretaria de Educação e Esportes de São Martinho realizou nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, a Etapa Municipal da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2021, com a participação de profissionais e pessoas interessadas em contribuir para a melhoria do ensino. O tema deste ano foi “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com a Educação Brasileira”.

Ao menos 70 pessoas participaram do encontro, que discutiu as diretrizes educacionais divididas em três eixos. Cada eixo foi debatido por um grupo. Durante as discussões, os profissionais puderam concordar e/ou discordar das propostas apresentadas, e até mesmo sugerir modificações e acrescentar ideias. Essa minuta, então, foi votada durante a assembleia e delegados foram eleitos entre os participantes, que deverão representar o município na Etapa Regional do CONAE.

“Tivemos uma manhã bastante produtiva, com vários profissionais e população em geral discutindo a educação, o ensino. Temos certeza de que teremos bons resultados. Esse consenso dos envolvidos é o primeiro passo para um caminho de evolução”, destacou Raquel Feller, secretária de Educação e Esportes de São Martinho.

As Conferências Estaduais e Distrital de Educação devem ocorrer entre 1º de março e 30 de abril de 2022 e a Etapa Nacional acontecerá em novembro de 2022, em Brasília. A Etapa Municipal do CONAE 2021 também contou com a participação de secretários do município, vereadores e o prefeito Robson Jean Back.

Realizada a cada quatro anos, a CONAE representa um espaço democrático, aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional e, para tanto, canaliza as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de educação.