PROERD: Polícia Militar realiza formatura dos alunos de São Martinho

Foi realizado nesta terça-feira, dia 23 de novembro, mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD, em São Martinho. O programa foi implantado no município em 2001 e, neste período, já orientou 968 alunos do 5º ano, sendo 47 em 2021.

Em São Martinho, as aulas são aplicadas pela soldado Enelise Stange Nicoladelli. A principal missão do PROERD é capacitar crianças, adolescentes e pais a resistirem às drogas e a violência, prestando assim o serviço em caráter preventivo.

Todos os alunos participantes do projeto escreveram uma redação com o tema “O que o Proerd ensinou”. Desta forma, cada escola selecionou um aluno para ler uma redação, consideradas premiadas. Assim, Maria Laura Cardoso Rech, representou a Escola de Educação Básica Fridolino Hulse; Giovana da Rosa Defrein, a Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha; André Kupas Heinsen, a Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Feuser; e Mayana Schotten Steiner, a Escola de Ensino Fundamental Rio São João. Os alunos Lucas de A. Faust, Alison da Rosa Uliano, Eloisa H May e Douglas Bechtold também tiveram destaque em seus textos.

Os alunos ainda homenagearam as diretoras Lisandra Buss, Vera Lúcia da Rosa, Estela Loch Stuepp e Elke Bohs Kuntz, além das professoras Nelci Thiezen Willemann, Maria Sehmem Schumacher e Mayara Wensing da Rosa.

A cerimônia teve fim com a entrega dos certificados, canto do hino do PROERD e o juramento de compromisso dos alunos com os ensinamentos do PROERD. Neste momento, os estudantes ficaram de pé, com o braço direito estendido, enquanto repetiam as palavras do aluno Miguel Fritzen Kock, responsável pela ação.

O programa teve o patrocínio e apoio da Prefeitura Municipal de São Martinho, Secretaria Municipal de Educação de São Martinho, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria e Estado da Segurança, Governo de Santa Catarina, Polícia Militar, Ministério Público da Comarca de Armazém, Poder Jurídico da Comarca de Armazém, Fluss Haus, CRAS e Conselho Tutelar.