Alunos da rede municipal de ensino participam do Projeto Vida Marinha

Buscando propor momentos de aprendizagem e a conscientização para a preservação ambiental, os alunos da educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de São Martinho tiveram a oportunidade de visitar o Projeto Vida Marinha.

Este projeto tem por objetivo ensinar e sensibilizar alunos das redes públicas sobre a necessidade de preservação ambiental, em especial do ecossistema marinho e áreas associadas. O projeto é realizado dentro de um ônibus adaptado, onde as crianças têm aulas práticas com biólogos sobre várias espécies marinhas, podendo observar animais empalhados ou conservados no álcool, com o conforto da sala de aula.

Os exemplares são animais de pesca predatória e de acidentes ambientais, como derramamentos de petróleo no mar. O acervo é composto por tartarugas, tubarões, esponjas, caramujos, polvos, peixes, aves marinhas e até um mamífero “mão-pelada”, característico de áreas de manguezais, local onde ocorre o encontro de água-doce e salgada.

“Este Projeto é uma grande oportunidade para as crianças, de todas as idades, para terem contato com diferentes animais marinhos que fazem parte da fauna existente em nosso país, ao mesmo tempo em que aprendem sobre a educação ambiental e a sustentabilidade”, destaca a Coordenadora de Ensino Karoline Helena Rocha da Rosa Defrein.

“Projetos como este beneficiam os alunos com uma proposta pedagógica que foge das aulas expositivas e favorece uma prática participativa, onde todos os alunos podem expor suas experiências, opiniões e questionamentos, tornando o ensino mais dinâmico. Esperamos que ao final de cada exposição os alunos possam refletir sobre as ações do ser humano em relação ao meio ambiente, se reconhecer como parte dele e procurar ter atitudes que estejam ao seu alcance para modificar essa realidade”, comenta a Secretária de Educação e Esportes Raquel Feller.