Baú de Histórias: projeto de incentivo à leitura visa desenvolver vocabulário e ortografia dos estudantes

A Secretaria de Educação e Esportes de São Martinho concluiu nesta semana a entrega dos kits de leitura do Projeto Baú de Histórias, que tem como objetivo aproximar as crianças dos livros, através de diferentes gêneros e espaços. Foram mais de R$ 7,9 mil investidos na compra de diferentes literaturas para incentivar, principalmente, o desenvolvimento do vocabulário e a ortografia de cada estudante da rede municipal de ensino.

 

“Nosso maior desafio é mostrar às crianças e jovens que os livros são tão interessantes quanto a tecnologia que, diariamente, a maioria deles convivem. Para isso, pensamos em estratégias. Quando entregamos os kits do Baú de Histórias nas escolas, pudemos observar o encanto com o conteúdo na expressão de cada um dos estudantes, o que nos faz ter a certeza que o objetivo principal será alcançado no decorrer do projeto”, acredita Raquel Feller, secretária de Educação e Esportes.

 

Os baús, construídos em madeira e doados ao projeto pelo vereador José Schmitz, são recheados de livros. Ao todo, são mais de 365 obras distribuídas em seis baús. Cada kit foi entregue em uma escola, sendo quatro em Centros de Educação Infantil e duas em unidades de ensino fundamental. “A ideia é que todos os estudantes tenham contato com todos os títulos adquiridos. Para isso, vamos promover o revezamento dos baús entre as unidades escolares”, esclarece Raquel.

 

Com os kits nas escolas, outras estratégias fazem parte do plano de ação do Projeto Baú de História. Entre elas, espaços para leitura dentro de sala de aula, no pátio das escolas e até mesmo piqueniques literários.