Município prepara diversas atividades alusivas ao Outubro Rosa

Neste mês de outubro, período em que há maior atenção à saúde das mulheres na prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero, a Prefeitura de São Martinho, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, promove diversas ações para conscientização e diagnóstico precoce da doença.

Entre as iniciativas, exames de preventivo serão disponibilizados gratuitamente. Para ter acesso, as interessadas devem agendar o procedimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência ou diretamente com a agente de saúde de sua micro área. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central a coleta será realizada de segunda a sexta-feira, enquanto nas unidades de saúde dos bairros a coleta obedecerá cronograma, conforme calendário abaixo.

Dia 5 – UBS Rio Gabiroba

Dia 6 – UBS Bom Jesus

Dia 7 – UBS Vargem do Cedro

Dias 10 e 11 – UBS Rio São João

Dia 13 – UBS Rio Gabiroba

Dia 14 – UBS Vargem do Cedro

Dia 17 – UBS Bom Jesus

Dias 19 e 20 – UBS Rio São João

Dia 25 – UBS Rio Gabiroba

Dia 27 – UBS Bom Jesus

Dia 28 – UBS Rio São João

Dia 31 – UBS Vargem do Cedro

Exames de mamografia também serão ofertados gratuitamente às mulheres. Entretanto, para o agendamento deste exame a interessada deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, com a requisição médica em mãos.

Já no dia 27, todas as munícipes serão convidadas para participar de uma palestra com o tema “Um toque que pode mudar sua vida”. O encontro, que será promovido em parceria com a Coorpezem, será realizado no período matutino. O palestrante Deivid Freitas e sua equipe é que vão conduzir a dinâmica. O será divulgados em breve.

As atividades alusivas ao mês especial serão encerradas no dia 31 com a realização da ”7ª Caminhada do Outubro Rosa”, onde mulheres de várias idades vão percorrer a avenida Francisco Beckauser levantando a bandeira da prevenção.