São Martinho sofre a maior cheia de sua história; prejuízos ainda estão sendo contabilizados

O município de São Martinho sofreu a maior cheia de sua história nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro. Em decorrência do alto volume de água em diversas localidades e região central, a cidade permaneceu durante todo o dia sem energia elétrica, rede telefônica e conexão de internet.

Em maio, por exemplo, quando a população sãomartinhense foi assolada por uma enxurrada, o nível das águas do Rio Capivari chegou a ultrapassar 8,66 metros do seu normal. Desta vez, a elevação foi superior a 10 metros.

No Centro, famílias precisaram ser resgatadas de bote. “Monitoramos o rio durante toda a madrugada. As águas estavam subindo rapidamente. Pela manhã, a região central foi inundada. Foi então que encontramos um bote e, com auxílio de nossa Defesa Civil em conjunto com bombeiros e populares, efetuamos o resgate de diversas pessoas, evitando algo pior já que horas mais tarde as águas atingiram 1,5 metro de altitude na localidade”, conta o prefeito Robson Jean Back.

Ainda não é possível mensurar os prejuízos e nem a precisão da quantidade de pessoas desabrigadas. Equipes da Administração Municipal permanecem atuando no monitoramento e atendimento às ocorrências. A Escola de Ensino Fundamental Rodolfo Rocha, inclusive, foi colocada à disposição para abrigar pessoas desalojadas. “Precisamos aguardar para um levantamento mais preciso, mas sabemos que tivemos perdas muito maiores do que as de maio”, lamenta Back.

As aulas na rede pública Municipal e Estadual permanecerão suspensas nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, em período integral. Um decreto para atestar a situação de emergência já está sendo elaborado e será publicado nos próximos dias.