São Martinho implantará melhorias na segurança da rede municipal de ensino

A segurança dos alunos matriculados na rede municipal de ensino de São Martinho tem sido tema de discussão entre a Administração Municipal e a Secretaria de Educação e Esportes.

O prefeito Robson Jean Back, por exemplo, já autorizou a compra de 40 novas câmeras de segurança. Elas serão instaladas nas instituições de ensino da cidade e interligadas à Central de Videomonitoramento da 2° Companhia da Polícia Militar, em Gravatal, onde agentes capacitados farão o monitoramento das estruturas durante os períodos de aulas. A parceria foi confirmada pelo Major Maycon Prudêncio Joaquim.

Além das câmeras, a Administração também avalia a possibilidade de instalar alarmes nas salas de aula e nos demais ambientes escolares. A ferramenta poderá auxiliar os estudantes, professores e profissionais a pedirem ajuda nos casos de suspeita ou ação de vândalos, através de Plano de Contingência, que está sendo elaborado.

De acordo com a secretária de Educação e Esportes, Silvana da Cunha Cardoso Steiner, nas próximas semanas, a Secretaria, em parceria com a Polícia Militar, prepara também uma palestra para os pais dos estudantes matriculados em toda rede de ensino do município. No encontro, a Polícia Militar instruirá os responsáveis sobre como proceder para melhor oferecer segurança aos estudantes.

Em breve, profissionais da área de Psicologia e Assistente Social também ampliarão o quadro de profissionais para avaliar, auxiliar e monitorar eventuais desvios de condutas entre os estudantes.