Gerenciador de Processos Eletrônicos implementado em São Martinho é sucesso

O Sistema de Gerenciamento de Processos Eletrônicos, disponibilizado pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública – CIGA, e que foi implementado na Administração Municipal de São Martinho no ano passado tem comprovado agilidade e segurança nas tramitações internas da municipalidade.

Em apenas 15 meses, 71.401 assinaturas digitais foram realizadas. São mais de 62.180 documentos e 9.512 processos aleatórios com a certificação eletrônica.

São Martinho foi uma das primeiras cidades de Santa Catarina a implementar o sistema inovador, em 2023. À época, o município se recuperava de sua maior enchente já registrada. Milhares de documentos foram perdidos na catástrofe, que atingiu também o Paço Municipal.

Desde então, a iniciativa tem contribuído para a racionalização dos gastos públicos, dispensando a utilização de papeis e a necessidade de descolamento dos servidores para assinaturas e trâmites físicos.

Em março do ano passado, por exemplo, apenas três meses depois de ter concretizado a implantação do gerenciador, o município foi reverenciado no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul de Santa Catarina, recebendo dois troféus: ‘Rede Cidade Digital’ e ‘Prefeito Inovador 2023’.