Programa Rede de Segurança Escolar é implantado em São Martinho
Programa Rede de Segurança Escolar é implantado em São Martinho
Prevenir e dar mais segurança às unidades escolares é o principal propósito da Rede de Segurança Escolar, implantada nesta quinta-feira (2), em São Martinho. A implantação deste programa ocorreu com a formalização, explicação e entrega das placas pela Polícia Militar de Santa Catarina, na Escola Rodolfo Rocha para diretoras e representantes das escolas. O PM capitão Maycon Prudêncio Joaquim fez a explanação para as nove instituições presentes, diretoras de escola, creches e APAE, que farão parte desta rede, unindo as forças de segurança para fortalecer e inibir ações criminosas ou suspeitas dentro das unidades escolares ou arredores.
“É uma ação preventiva onde traz a polícia militar mais próxima dos ambientes escolares, e aumenta a parceria entre a comunidade escolar, previne ações relacionadas à criminalidade, tanto na parte externa e interna”, orienta o capitão.
Também é intenção do programa, passar valores como a disciplina, obediência, respeito a autoridades – como pai e mãe, professores/educadores – segundo o policial a sociedade como um todo vive uma crise de ética e caráter.
Convém destacar, que o programa Rede de Segurança Escolar soma-se ao PROERD, de modo que embora tais programas devam se comunicar como ferramenta de prevenção.
Também estavam presentes a secretária Municipal de Educação e Esportes, Raquel Feller, o soldado Francisco (instrutor do Proerd), Comandante da PM em São Martinho, sargento Jasiel.
O programa foi instalado nas cidades de Gravatal, Armazém e São Martinho.
“A Implantação da Rede de Segurança Escolar no município de São Martinho com certeza só irá trazer benefícios, pois será muito importante para proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade escolar”, Raquel Feller.
O QUE É REDE DE SEGURANÇA ESCOLAR?
A Rede de Segurança Escolar é um programa institucional da Polícia Militar, que tem por escopo desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino.
O programa será institucionalizado em duas etapas, as quais possuem objetivos bem definidos: a primeira, com o intento de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.
Organização
A Rede de Segurança Escolar será composta por guarnições específicas, denominadas de Patrulha Escolar, em que policiais militares serão Consultores de Segurança Escolar junto à comunidade escolar. Não há a necessidade de empregar com exclusividade a guarnição policial militar na Rede de Segurança Escolar, de modo que a GU da Patrulha Escolar pode desempenhar outros serviços necessários para preservação da ordem pública, como Rede de Vizinhos PMSC, Patrulha Maria da Penha, atendimento de pronta resposta, etc.
A Patrulha Escolar estará subordinada ao comandante local.