Novembro Azul: mês de conscientização sobre a saúde do homem

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

 

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca, um homem morre a cada 38 minutos, vítima da doença. Ainda segundo a pesquisa, 28,6% da população masculina desenvolve neoplasias malignas.

 

Os sintomas do câncer de próstata costumam aparecer quando o estágio da doença já está avançado, dificultando a cura. Por essa razão, o diagnostico precoce é de suma importância para o tratamento da enfermidade e indicado aso homens a partir dos 45 anos.

 

O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula do sistema reprodutor masculino, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Enquanto o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) indica o nível de unidades de nanogramas por mililitro. Neste último caso, quando o resultado der alterado, outros exames são indicados para confirmar – ou não – o diagnóstico.

 

“Infelizmente o preconceito é um dos fatores que impedem a detecção precoce dessa doença. A porcentagem de cura é grande quando este tipo de câncer é diagnosticado precocemente, deste modo, precisamos que todos saibam disso. O exame é realizado de forma rápida, é indolor e pode impedir consequências graves.”, alerta Chrystian Schotten Loffi, Secretário de Saúde e Saneamento do município.

 

Para ter acesso ao exame, basta que o homem informe o interesse ao agente de saúde de sua localidade. Logo, a Secretaria de Saúde e Saneamento entrará em contato com o paciente para realizar o agendamento. Dúvidas podem ser respondidas através do telefone: (48) 3645-6114.